Premier League: Burnley trava Chelsea (1-1), Villa resgata empate (1-1), recorde de Milner (0-2)

Burnley celebra o empate ao cair do pano
Burnley celebra o empate ao cair do panoAction Images via Reuters

O Chelsea deixou fugir a vantagem conquistada aos quatro minutos, com assistência de Pedro Neto, e cedeu o empate ante o Burnley, com Flemming a marcar nos descontos, depois da expulsão de Fofana. Nos outros jogos, o Aston Villa marcou passo na luta pelo título ao arrancar um empate tardio diante do Leeds (1-1) e James Milner tornou-se o jogador com mais jogos na Premier League no triunfo do Brighton em Brentford (0-2).

Chelsea 1-1 Burnley

O principal objetivo do Burnley nos primeiros minutos da partida em Stamford Bridge era manter o marcador a zeros o máximo possível.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Infelizmente para os comandados de Scott Parker, a resistência foi quebrada logo aos quatro minutos, quando Pedro Neto invadiu a área e cruzou para João Pedro empurrar a bola para o fundo das redes a poucos metros da baliza. A pressão do Chelsea foi implacável nos primeiros 15 minutos e só um bloqueio providencial de Kyle Walker impediu Cole Palmer de ampliar a vantagem.

A complacência pareceu tomar conta dos blues a meio da primeira parte, mas, felizmente para eles, os Clarets dificilmente criaram ocasiões claras de golo. De facto, a melhor ocasião surgiu de uma bola parada desperdiçada por Marcus Edwards, cujo remate saiu a metros da baliza. Uma grande oportunidade surgiu para Palmer segundos depois, quando o internacional inglês avançou em direção à baliza, mas rematou para as mãos de Martin Dúbravka.

Por mais que o Burnley estivesse a lutar para voltar ao jogo, o Chelsea mostrou muito poucos indícios de que conseguiria ampliar a vantagem. Um remate de Neto travado por Bashir Humphreys nos descontos foi um sinal de alerta de que a equipa de Liam Rosenior ainda representava perigo, mas os blues deram um tiro no pé quando Wesley Fofana viu o segundo amarelo após entrada dura sobre James Ward-Prowse.

Algumas alterações ofensivas de Scott Parker deram ao Burnley a base para procurar o empate nos minutos finais, e finalmente fizeram valer a vantagem numérica nos descontos. Não foi surpresa que tenha sido Zian Flemming, o melhor marcador da equipa, a garantir a vitória, invadindo a área para cabecear o cruzamento de Ward-Prowse e celebrar com os 2.000 adeptos que viajaram para casa com um ponto. Embora um ponto não ajude muito nas hipóteses de permanência do Burnley, pode ser um duro golpe para as aspirações do Chelsea de terminar entre os quatro primeiros, uma vez que a equipa corre o risco de ficar fora da zona de qualificação para a Liga dos Campeões.

Aston Villa 1-1 Leeds

Com mais de 50 pontos nesta fase da Premier League pela terceira vez na história – e apesar de ter vencido apenas dois dos últimos cinco jogos –, o Aston Villa dominou a posse de bola no início da partida, como era esperado. No entanto, foi o Leeds que quase inaugurou o marcador, com o goleador Dominic Calvert-Lewin, de forma atípica, a rematar grosseiramente ao lado sozinho na pequena área. O Villa reagiu e Emiliano Buendía rematou para fora da área após uma falha da defesa do Leeds.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Transformado desde o início de dezembro, o Leeds não se deu por vencido e inaugurou o marcador pouco depois da meia hora de jogo. Anton Stach mostrou o seu talento, cobrando um livre direto de mais de 25 metros que entrou no ângulo superior esquerdo de Martínez. Os adeptos do Villa estavam devidamente atónitos, embora o marcador devesse estar em 1-1 ao intervalo, com o cruzamento preciso de Douglas Luiz a encontrar Amadou Onana com a baliza à sua mercê, mas Karl Darlow fez uma defesa magnífica.

Com exceção de um remate de Buendía ao lado logo após o reatamento da partida, o Villa não pressionou muito, e Unai Emery colocou Ross Barkley e Jadon Sancho em campo na tentativa de injetar mais poder ofensivo. No entanto, foi um substituto do banco adversário que ficou perto de garantir a vitória do Leeds, no primeiro toque na bola de Lukas Nmecha, mas Emiliano Martínez fez uma grande defesa ao seu cabeceamento.

Por mais que tentasse, nem o craque do Villa, Morgan Rogers, conseguiu reverter a situação para os anfitriões. O jogador, que ambiciona um lugar na seleção inglesa, foi bem marcado por um sólido meio-campo do Leeds. Em vez disso, foi o seu compatriota Tammy Abraham a roubar o palco, a instantes do fim, após um canto em que Ezri Konsa cabeceou para o avançado, que finalizou com precisão para levar o Villa Park à loucura – o seu segundo golo em dois jogos pelos Villans.

Com este resultado, Unai Emery evitou a primeira derrota na liga em 19 jogos contra uma equipa recém-promovida no comando do Villa. Apesar de terem vencido apenas um dos últimos 19 jogos fora na elite do futebol inglês, é certamente apenas uma questão de tempo até que o Leeds garanta a permanência na primeira divisão.

Outros resultados: 

Brentford 0-2 Brighton