Premier League: Carrick estreia-se pelo United no dérbi de Manchester em Old Trafford

Michael Carrick assume o comando do Manchester United frente ao Manchester City
Michael Carrick assume o comando do Manchester United frente ao Manchester CityOLI SCARFF / AFP

Michael Carrick tem a oportunidade de causar uma excelente primeira impressão no seu curto período como treinador do Manchester United, podendo travar a candidatura do rival local Manchester City ao título da Premier League este sábado.

O City, por sua vez, pode reduzir a diferença para o líder Arsenal para três pontos em Old Trafford, enquanto o United precisa dos pontos para reforçar as suas hipóteses de garantir presença na Liga dos Campeões na próxima época.

Na parte inferior da tabela, Thomas Frank, do Tottenham, e Nuno Espírito Santo, treinador do West Ham, lutam para manter os seus cargos enquanto as equipas se defrontam num dérbi londrino.

AFP Sport destaca três temas em foco antes do fim de semana desportivo:

Carrick enfrenta o desafio de frente

Carrick tem um início complicado, já que os dois primeiros classificados da Premier League são os adversários nos seus dois primeiros jogos ao comando do United.

"É para isto que vivemos (os grandes jogos) – uns são mais exigentes do que outros, mas é por isso que estamos aqui. Por isso, vamos encarar o desafio de frente", afirmou Carrick.

Antes de uma deslocação difícil ao Arsenal no próximo fim de semana, o antigo médio do United e da seleção inglesa pode ainda revitalizar uma época que corre o risco de descarrilar por completo.

A eliminação da Taça de Inglaterra frente ao Brighton no último fim de semana sucedeu a uma série de apenas uma vitória em seis jogos do campeonato para o United, antes e depois do despedimento de Ruben Amorim.

Os Red Devils, no entanto, continuam bem posicionados na luta por um lugar na próxima Liga dos Campeões, estando apenas a três pontos do Liverpool, que ocupa o quarto posto.

Carrick terminou invicto a anterior passagem interina de três jogos pelo United, após a saída de Ole Gunnar Solskjaer em 2021. Desde então, ganhou bastante mais experiência como treinador no Middlesbrough, do segundo escalão, mas acabou despedido em junho por não conseguir a promoção à Premier League.

"Compreendo o trabalho, o que implica e a responsabilidade que acarreta", acrescentou Carrick: "Agora sinto-me numa posição forte para avançar e, espero, ter sucesso aqui."

Empregos em risco

Tanto Thomas Frank como Nuno Espírito Santo resistiram aos rumores sobre o seu futuro e mantêm-se no comando para o duelo de sábado no Tottenham Hotspur Stadium.

Os Spurs venceram apenas quatro dos últimos 17 jogos em todas as competições, caindo para o 14.º lugar da Premier League e sendo eliminados das duas taças nacionais.

Frank está à beira de se juntar à longa lista de treinadores que não conseguiram afirmar-se no norte de Londres, incluindo Nuno, que durou apenas 17 jogos como técnico do Tottenham em 2021.

O treinador português, já despedido esta época pelo Nottingham Forest, somou apenas duas vitórias em 16 jogos da Premier League desde que chegou aos Hammers em setembro.

O West Ham precisa urgentemente de inverter os resultados, pois encontra-se a sete pontos da zona de salvação, no 18.º lugar.

Conseguirá o Arsenal derrubar o Forest?

Líder da Premier League e da Liga dos Campeões, o Arsenal está a caminho de um inédito quadruplo, depois de conquistar esta semana a Taça de Inglaterra e a Taça da Liga. Mas a equipa de Mikel Arteta terá de superar um registo negativo no City Ground frente a um Forest determinado em redimir-se perante o seu treinador furioso.

O Arsenal venceu apenas numa das últimas cinco deslocações a Nottingham.

O Forest foi eliminado da Taça de Inglaterra pelo Wrexham, do segundo escalão, nas grandes penalidades no último fim de semana, o que levou a um desabafo de Sean Dyche.

"Para mim é inaceitável, mas também é inaceitável para o emblema", afirmou sobre a exibição da sua equipa na primeira parte, que obrigou a recuperar de uma desvantagem de 2-0 antes de empatar 3-3.

Acompanhe a Premier League no Flashscore