Premier League: Cherki evita desaire pós-Natal do City em casa do Nottingham (1-2)

Cherki marcou e assistiu
Cherki marcou e assistiuBEN STANSALL / AFP

O Manchester City teve de sofrer para vencer (1-2) em casa do Nottingham Forst, em partida da 18.ª jornada da Premier League. Cherki assistiu e foi o herói nos instantes finais, ao apontar o golo da vitória que colocou a equipa de Guardiola provisoriamente na liderança do campeonato. Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes foram titulares.

Nottingham Forest 1-2 Manchester City

Na sequência da triste notícia do falecimento de John Robertson, o Forest prestou homenagem ao seu maior jogador com um emocionante minuto de aplausos antes do pontapé de saída no City Ground.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

A equipa da casa, que entrou em campo com braçadeiras pretas em memória do seu bicampeão da Taça dos Campeões Europeus, esteve perto de se adiantar cedo no marcador, quando Callum Hudson-Odoi colocou um cruzamento perigoso na direcção de Morgan Gibbs-White, que não conseguiu dar o melhor seguimento a um passe que merecia ter sido desviado para golo.

Esse lance acabou por ser uma das raras ocasiões de uma primeira parte cautelosa, em que a organização defensiva e a disciplina do Forest anularam a ameaça ofensiva de um City que tinha marcado na primeira parte em cada um dos seus sete jogos competitivos anteriores.

Estatísticas do encontro
Estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Nenhuma das equipas conseguiu fazer um remate enquadrado antes do intervalo, mas isso mudou rapidamente, com Tijjani Reijnders a desfazer o nulo apenas três minutos após o recomeço. O antigo médio do AC Milan fez uma movimentação inteligente nas costas da defesa para receber um passe disfarçado de Cherki e manteve a calma para colocar a bola para lá de John Victor. Animado pela assistência, Cherki esteve perto de fazer ele próprio o golo pouco depois, mas não conseguiu bater Victor ao primeiro poste.

Depois de serem encostados às cordas pelo forte arranque do City na segunda parte, os homens de Dyche mostraram grande carácter para reagir e chegar ao empate com uma jogada trabalhada com paciência. Hudson-Odoi e Gibbs-White contribuíram para fazer chegar a bola a Igor Jesus, que assistiu Omari Hutchinson para este finalizar de primeira, para a alegria dos adeptos da casa.

O primeiro golo de Hutchinson pelos Tricky Trees parecia destinado a frustrar a equipa de Guardiola, até Cherki produzir um momento decisivo de qualidade já nos instantes finais. Um canto batido para a zona recuada foi cabeceado para o jovem de 22 anos, que disparou um remate rasteiro entre as pernas de Gibbs-White e ligeiramente ao lado de um John Victor sem visão. O golo de Cherki selou a oitava vitória consecutiva em todas as competições, colocou provisoriamente o City no topo da tabela e deixou o Forest apenas um lugar acima da zona de despromoção.