Mais

Premier League: Faraó histórico evita susto em Anfield (3-1), Marco Silva perde em Brighton (1-1)

Salah igualou Aguero como quarto melhor marcador de sempre na Premier League
Salah igualou Aguero como quarto melhor marcador de sempre na Premier LeagueCarl Recine / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Darwin deu o mote e Salah selou a reviravolta do Liverpool na segunda parte depois do Southampton ter chegado a uma vantagem surpreendente em Anfield, fruto de um erro de Alisson, na 28.ª jornada da Premier League. O egípcio igualou Aguero como quarto melhor marcador de sempre da prova e os reds reforçaram a vantagem na liderança para 16 pontos. Nos outros jogos da tarde, o Fulham, de Marco Silva, perdeu ao cair do pano em Brighton (2-1) com um penálti no último segundo e o Crystal Palace bateu o Ipswich (1-0).

Liverpool 3-1 Southampton

Diogo Jota começou no banco de suplentes dos reds para receber o titular Mateus Fernandes e companhia, num duelo que se previa um encontro desigual entre o líder isolado e o já quase condenado último classificado da Premier League.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Ensaduichado entre a jornada europeia - confronto de gigantes nos oitavos de final da Liga dos Campeões com o PSG -, os anfitriões aproveitaram o encontro para fazer alguma rotação numa jornada em que até o treinador, Arne Slot, ficou fora do banco de suplentes devido a castigo. Como seria de esperar, assistiu-se a uma primeira parte de sentido único, com muito mais posse de bola e remates dos reds.

Ainda assim, o ritmo e a assertividade ofensiva não era a mesma, talvez excessivamente confortáveis pelo favoritismo, algo que abriu a porta à surpresa. Já em tempo de descontos, o Southampton aproveitou a passividade contrária e um erro de Alisson para gelar Anfield e chegar à vantagem num lance bem aproveitado por Will Smallbone.

O intervalo fez bem à equipa da casa que mexeu desde logo em três peças e não demoraram muito a surtir efeito. O recém-entrado Harvey Elliot colocou Ramsdale em sentido, antes do bailado de Luis Díaz sobre a esquerda ter encontrado um caminho e estendido a passadeira para o desvio de Darwín Nuñez, que fez o empate aos 52'.

Logo a seguir, o uruguaio foi derrubado na grande área e permitiu a Salah juntar mais um à conta pessoal através da marca de grande penalidade, confirmando a reviravolta em apenas dois minutos.

Jota rendeu Darwin pouco depois, numa altura em que o Liverpool procurava o golo da tranquilidade sem forçar ou correr demasiados riscos. A melhor oportunidade para isso voltou a cair nos pés de Salah que, incaracteristicamente, desperdiçou dentro da grande área. Porém, aos 88 minutos, Sugawara colocou a mão na bola e permitiu ao egípcio bisar dos 11 metros. O faraó igualou Aguero como quarto melhor marcador de sempre na Premier League, com 184 tentos.

O Liverpool aumentou a vantagem na liderança da Premier League para 16 pontos, apesar de o segundo classificado Arsenal ter dois jogos a menos. Já o Southampton continua a segurar a lanterna-vermelha e está a 13 pontos da zona de manutenção.

Brighton 2-1 Fulham

Depois de eliminar o Manchester United da Taça de Inglaterra, a turma de Marco Silva deslocou-se ao terreno do sempre difícil Brighton, que afastou o Newcastle da Taça e vinha de cinco triunfos consecutivos em todas as competições, depois de ter sido goleado por 7-0 pelo Nottingham Forest. 

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Num duelo equilibrado, os Cottagers chegaram à vantagem numa grande arrancada de Iwobi pelo flanco que direito que terminou com um cruzamento teleguiado ao segundo poste, onde apareceu o ex-Benfica Raul Jiménez a dominar de peito e a bater Verbruggen.

O sorriso do técnico português durou apenas seis minutos, já que os Seagulls responderam com o golo do empate através de uma bola parada com muitas culpas para a defesa, que se esqueceu por completo do segundo poste e Van Hecke apareceu sozinho para fazer cabeceamento de belo efeito e bater Leno

Quando já tudo parecia apontar para o empate, o Brighton beneficiou de uma grande penalidade nos últimos instantes do tempo de descontos, uma oportunidade que o avançado João Pedro não desperdiçou com um remate forte, apesar de Bernd Leno ainda ter tocado no esférico.

Outros resultados: 

Crystal Palace 1-0 Ipswich