Premier League: Gyokeres e Eze bisam na goleada do líder Arsenal ao rival Tottenham (1-4)

Gyokeres e Eze brilharam
Gyokeres e Eze brilharamReuters

O Arsenal venceu este domingo no terreno do grande rival Tottenham, por 1-4, com dois golos de Eze e outros dois de Gyokeres, na 27.ª jornada da Premier League. Os gunners estragaram assim a estreia de Igor Tudor, que lançou Palhinha a titular, e reforçaram a vantagem na liderança para cinco pontos, enquanto os anfitriões parecem estar envolvidos numa inesperada luta pela permanência, apenas quatro pontos acima da zona de despromoção.

Recorde aqui as incidências do encontro

As vaias no estádio estavam geralmente reservadas para a própria equipa, mas com Igor Tudor no comando e o rival Arsenal a fazer uma curta viagem, a ira dos adeptos da casa virou-se para os visitantes sempre que estes tinham a bola no início da partida. Os gunners começaram a massacrar, mas Radu Dragusin defendeu um cabeceamento de Viktor Gyokeres e uma finalização de Leandro Trossard de longa distância. Gyokeres tentou depois um remate que passou a rasar o poste, antes da partida ser interrompida devido a uma falha de comunicação da arbitragem.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

O Arsenal continuou a ameaçar após o reatamento, embora William Saliba tenha cabeceado ao lado após um canto bem trabalhado e Trossard tenha desperdiçado uma oportunidade clara após um passe displicente de Xavi Simons. Finalmente, aos 32 minutos, Bukayo Saka mostrou determinação ao ultrapassar Sarr e encontrou Eberechi Eze, que dominou a bola e finalizou com precisão.

O Tottenham respondeu em menos de 24 segundos após o reatamento da partida, com Randal Kolo Muani a roubar a bola a Declan Rice e a rematar para a baliza, sem hipóteses para David Raya. Trossard voltou a desperdiçar nova hipótese antes do intervalo e o marcador manteve-se no 1-1 ao descanso.

Houve outro atraso devido a problemas de comunicação antes do início da segunda parte, mas a partida começou a todo o gás. Simmons testou Raya, mas do outro lado Viktor Gyokeres mostrou os atributos a que os adeptos portugueses estão habituados, aproveitando o espaço à entrada da área para fuzilar a baliza contrária num grande golo. Kolo Muani pensou ter feito o empate logo de seguida, mas o lance foi anulado por falta sobre Gabriel Magalhães.

Pouco depois, Saka teve uma boa combinação com Eze, mas atirou para as mãos de Vicario, antes de Micky van de Ven ter travado o extremo do Arsenal. No entanto, Eberechi Eze voltou a ser o pesadelo do Tottenham, aproveitando um contra-ataque e uma bola que Palhinha não conseguiu afastar para bisar na partida. Foi o quinto golo do internacional inglês esta temporada em dois jogos contra os Spurs.

O Arsenal não dominou por completo o final da partida, já que Raya fez uma defesa espectacular para impedir um toque de calcanhar de Richarlison.

Já em tempo de descontos, o capitão e recém-entrado Martin Odegaard lançou Viktor Gyokeres para a área, o sueco segurou Gray e finalizou na cara de Vicario para também bisar na partida. Os gunners infligiram ainda a terceira derrota consecutiva ao Tottenham, que está apenas quatro pontos acima da zona de despromoção.