Mais

Premier League: João Palhinha titular na vitória do Tottenham em Leeds (1-2)

Mathys Tel marcou o primeiro golo da partida
Mathys Tel marcou o primeiro golo da partidaMICHAEL REGAN / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Depois de dois empates consecutivos, o Tottenham, com João Palhinha a titular, venceu (1-2) em casa do Leeds United e igualou o Bournemouth, no 2.º lugar da tabela da Premier League.

Leeds 1-2 Tottenham

Com a tempestade Amy a fustigar o Reino Unido neste fim de semana, foi o Leeds quem começou por causar uma verdadeira tempestade em casa, quase levando o Tottenham à deriva nos primeiros 10 minutos.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

A postura ofensiva dos Whites quase deu frutos cedo, quando um livre de Sean Longstaff pareceu ser apanhado pelo vento e sobrevoou a cabeça de Guglielmo Vicario, mas Joe Rodon evitou o embaraço do guarda-redes visitante ao cabecear a bola contra o exterior do poste.

Apesar do domínio inicial, o Leeds acabou por ser travado por um Tottenham clínico. Houve alguma surpresa com a inclusão de Mathys Tel no onze inicial, mas os críticos da escolha tiveram de engolir as palavras a meio da primeira parte, quando o avançado avançou com a bola e viu o seu remate desviar em Pascal Struijk, traindo Karl Darlow, que se lançou em vão.

O Tottenham quase foi apanhado de surpresa minutos depois de se adiantar no marcador, quando Rodrigo Bentancur perdeu a bola dentro da sua própria área. Felizmente para ele, Dominic Calvert-Lewin rematou muito ao lado numa ocasião em que devia, pelo menos, ter acertado na baliza. E os homens de Thomas Frank ficaram a lamentar o desperdício quando, no lance seguinte, Mohammed Kudus falhou uma oportunidade de ouro do outro lado do campo.

O Tottenham pagou caro esse erro pouco depois, quando o Leeds conseguiu empatar. Um remate desviado de Brenden Aaronson revelou-se difícil de segurar para Vicario, que apenas conseguiu desviar a bola para os pés de Noah Okafor, que empurrou para a baliza deserta dentro da pequena área.

Tel esteve perto de devolver a vantagem ao Tottenham mesmo antes do intervalo, ao cabecear um cruzamento de Wilson Odobert contra a trave, e o Leeds também esteve muito perto de se colocar pela primeira vez em vantagem logo após o recomeço, quando um potente remate de Calvert-Lewin foi travado pelo pé estendido de Vicario.

A defesa de Vicario ganhou ainda mais importância pouco antes da hora de jogo, quando o Tottenham voltou a colocar-se em vantagem - uma defesa duvidosa do Leeds foi castigada da pior forma por Kudus, cujo remate potente à entrada da área deslizou pelo relvado molhado e passou por um indefeso Darlow.

O treinador do Leeds, Daniel Farke, não hesitou em recorrer ao banco numa tentativa desesperada de chegar ao empate, mas, apesar de terminar o jogo com três avançados em campo, o golo da igualdade nunca surgiu. O Tottenham controlou o resto da partida sem grandes sobressaltos, garantindo a sua primeira vitória na Premier League desde o início de setembro e subindo provisoriamente ao segundo lugar da tabela antes dos jogos da tarde, na luta pela sua segunda presença no top 4 das últimas sete temporadas.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform