Mais

Premier League: Liverpool selou título com mão cheia ao Tottenham (5-1)

Salah fez o quarto golo e festejou com uma selfie com os adeptos
Salah fez o quarto golo e festejou com uma selfie com os adeptosCARL RECINE GETTY IMAGES EUROPE Getty Images via AFP
Apesar de ter estado em desvantagem no início da partida, o Liverpool conquistou o seu 20.º título de campeão inglês, um recorde, ao golear o Tottenham por 5-1 em Anfield, fazendo de Arne Slot apenas o sexto treinador a vencer a Premier League na sua primeira época no clube.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O cenário estava aparentemente pronto para um passeio do Liverpool sobre a linha de chegada diante de uma multidão ansiosa em Anfield, que estava em polvorosa muito antes do pontapé inicial. Os Spurs, no entanto, tinham outras ideias, pois resistiram a uma tempestade inicial e silenciaram o público da casa ao empatarem inesperadamente o jogo aos 12 minutos. O canto cobrado por James Maddison foi cabeceado de forma brilhante pelo ex-rubro-negro Dominic Solanke, que marcou o seu segundo golo consecutivo e foi apenas o terceiro que o Liverpool sofreu de canto no Campeonato Inglês.

A determinação dos Spurs em ser um espinho para o Liverpool diminuiu apenas quatro minutos depois, quando Mohamed Salah restabeleceu a ordem, abrindo a defesa do Tottenham com um passe para Dominik Szoboszlai, que depois fez o cruzamento para Luis Díaz marcar o seu 100.º jogo na Premier League com um remate à entrada da área.

O alívio nas bancadas logo se transformou em delírio quando a pressão alta dos Reds rendeu uma reviravolta na entrada da área dos visitantes, e Alexis Mac Allister aplicou uma finalização devastadora sobre um Guglielmo Vicario desamparado.

Como tem sido frequente ao longo da temporada, os homens de Ange Postecoglou cederam à pressão e ficaram a perder por dois antes do intervalo. Depois de não ter conseguido afastar um canto, os defesas dos Spurs permitiram que Cody Gakpo manobrasse a bola até à zona de remate e a colocasse no canto inferior.

O neerlandês deveria ter feito o bis após o reinício, mas procurou Mohamed Salah após ser encontrado por Mac Allister, e a ocasião perdeu-se. O egípcio não tinha marcado nas seis partidas anteriores, mas Salah não conseguiu parar o jogo aos 30 minutos, quando foi encontrado por Szoboszlai no contra-ataque e rematou de primeira para o fundo das redes.

Nenhum jogador tinha feito mais para levar o Liverpool ao título, e o seu lugar no marcador encerrou uma tarde perfeita para os Reds. O marcador ficou ainda mais preocupante para os Spurs quando Destiny Udogie desviou para a própria baliza o cruzamento de Trent Alexander-Arnold, que foi o 15.º golo que o Liverpool marcou contra o adversário em todas as competições esta temporada.

Felizmente, para os adeptos que permaneceram no recinto, o castigo terminou aí, com a 16.ª deslocação consecutiva sem vitórias em Anfield. A sétima derrota em nove jogos fora de casa parecia inevitável antes mesmo de uma bola ser chutada, devido à emoção por trás dos jogadores do Liverpool, que comemoraram um título da Premier League com os adeptos no estádio pela primeira vez.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform