Mais

Premier League: Manchester City vence dérbi com o Manchester United (3-0) com bis de Haaland

Erling Haaland bisou diante do Manchester United
Erling Haaland bisou diante do Manchester UnitedMICHAEL REGAN / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP)
O Manchester City venceu este domingo o Manchester United, em dérbi da 4.ª jornada da Premier League, por 3-0, no Etihad. Phil Foden abriu o marcador aos 18 minutos e, na segunda parte, Haaland, com golos aos 53 e aos 68 minutos, aumentou o pesadelo para Ruben Amorim. Bernardo Silva, que fez uma assistência, e Bruno Fernandes foram os capitães do dérbi, enquanto Ruben Dias também foi titular.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Ambas as equipas mostraram muita vontade desde o início, com Erling Haaland a chegar muito perto de abrir o marcador, antes de Benjamin Šeško obrigar Gianluigi Donnarumma a fazer a sua primeira defesa como guarda-redes da equipa de Pep Guardiola.

Altay Bayındır sobreviveu a um susto, mas foi derrotado aos 18 minutos, quando Jérémy Doku dançou até à linha de fundo e cruzou na segunda tentativa para Foden cabecear e marcar o seu sétimo golo na carreira contra o United - o que significa que só marcou mais contra o Brighton. 

Doku continuou o seu excelente início, servindo Tijjani Reijnders para um remate de primeira, mas o neerlandês só conseguiu mandar a bola diretamente para Bayındır, enquanto Haaland fez uma jogada brilhante para iniciar um rápido ataque do City, mas, de forma atípica, não conseguiu finalizar o passe de Bernardo Silva.

O United procurou jogar a bola atrás da linha defensiva dos anfitriões em várias ocasiões, e uma delas viu Abdukodir Khusanov cometer uma falta que resultou numa tentativa audaciosa de Bruno Fernandes, defendida pouco antes do intervalo.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

A equipa de Ruben Amorim voltou desafiadora para o segundo tempo, mas os Citizens mantiveram-se firmes com Haaland a afastar os cruzamentos de cabeça. De volta à sua posição mais habitual, o norueguês afastou Luke Shaw para receber um passe perfeito de Doku e chutar por cima do guarda-redes Bayındır, que se lançou para a sua frente, duplicando a vantagem dos anfitriões.

Haaland voltou a escapar ao guarda-redes pouco depois, mas chutou a bola para o poste, e Donnarumma marcou a sua presença na outra ponta do campo com uma defesa soberba, desviando o remate de Mbeumo para fora.

Haaland voltou logo à caça, punindo o jogo desleixado dos visitantes ao correr para o passe de Bernardo Silva e empurrar a bola para o fundo da rede com calma, assinando o bis aos 68 minutos.

O City estava satisfeito com a sua vantagem agora confortável, e Haaland virou assistente, mas Reijnders não conseguiu dar o mesmo toque clínico, rematando a bola para fora. No entanto, ainda podia sorrir, com as tentativas ameaçadoras de Mbeumo a não darem em nada, enquanto o Manchester City garantia os três pontos e dava a resposta perfeita às suas duas derrotas consecutivas anteriores.

O City também infliguiu mais sofrimento ao Manchester United de Ruben Amorim, que até agora registou uma vitória em cinco jogos nesta temporada.

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform