Premier League: Manchester City vence West Ham (3-0) e é líder, Brentford afunda Wolves (0-2)

Haaland bisou no triunfo do Manchester City diante do West Ham
Haaland bisou no triunfo do Manchester City diante do West HamMartin Rickett, PA Images / Alamy / Profimedia

O Manchester City, com Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva no onze, venceu este sábado por 3-0 o West Ham, de Nuno Espírito Santo, com Mateus Fernandes a titular, em jogo da 17.ª jornada da Premier League, e subiu provisoriamente à liderança. Já o Wolverhampton voltou a perder, na receção ao Brenford (0-2), e é cada vez mais último.

Manchester City 3-0 West Ham

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Depois de garantir o seu lugar nas meias-finais da Taça da Liga, com a sexta vitória consecutiva em todas as competições, o City chegou ao seu último jogo antes do Natal com muita confiança. Não demorou muito para que isso se traduzisse num golo, já que Phil Foden, em grande forma, encontrou Erling Haaland, cujo remate inicial com o pé esquerdo foi defendido por Alphonse Areola, mas o ressalto caiu nos pés do norueguês, que mandou para o fundo das redes com o pé direito.

Os anfitriões dominaram totalmente a primeira parte e poderiam ter marcado mais dois golos se Haaland não tivesse falhado o cabeceamento, mas pouco depois de Tijjani Reijnders ter visto o seu remate ser defendido, o internacional neerlandês marcou, colocando a bola no fundo da baliza após uma bela jogada do City.

Esse golo marcou uma primeira parte de ataque contra defesa a favor da equipa da casa, deixando os adeptos visitantes descontentes e a expressar o seu descontentamento quando soou o apito para o intervalo.

Um raro ataque do West Ham ofereceu uma esperança de resposta após o intervalo, com Jarrod Bowen a rematar ao lado no final de um contra-ataque promissor. No entanto, essa oportunidade não foi o início de uma recuperação no segundo tempo e, após um período com poucas ocasiões, os anfitriões encerraram o jogo com um terceiro golo aos 69 minutos, cortesia de Haaland, que aproveitou uma bola perdida dentro da área para marcar o seu 19.º golo na Premier League esta temporada.

Crysencio Summerville obrigou Gianluigi Donnarumma a fazer uma defesa no poste mais próximo pouco depois, mas a essa altura o jogo já estava decidido, e as quatro substituições feitas por Nuno Espírito Santo tiveram pouca influência no resultado final.

Haaland perdeu por pouco a hipótese de marcar um hat-trick nos descontos, mas mesmo assim, mais um resultado positivo estende a série invicta do City contra equipas que começaram o dia na zona de despromoção para 47 partidas (43 vitórias e 4 empates).

Enquanto isso, o Hammers permanecem abaixo da linha de água no Natal – pela quinta vez. Felizmente para os adeptos do West Ham, o clube escapou da despromoção nas duas últimas ocasiões, o que dá esperança novamente para o clube que ocupa a 18.ª posição.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Wolverhampton 0-2 Brentford

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Wolverhampton pode ter apresentado uma exibição melhorada na derrota por 2-1 com o Arsenal, no último fim de semana, mas os anfitriões, que ainda não conquistaram nenhuma vitória, entraram nesta partida com pouca confiança, assim como os seus adversários, que perderam três das quatro últimas partidas disputadas.

A falta de confiança coletiva ficou evidente num primeiro tempo sem inspiração, em que os adeptos tiveram que esperar até os 39 minutos para ver o primeiro remate à baliza. A tão esperada oportunidade coube ao atacante dos Bees, Keane Lewis-Potter, que recuperou a bola após um passe intercetado, mas viu o seu remate de pé esquerdo ser defendido por José Sá, guarda-redes português que fez a sua primeira aparição na Premier League desde setembro.

No entanto, o guarda-redes do Wolves não teve de esperar tanto tempo pela sua primeira intervenção na segunda parte, reagindo rapidamente para defender o cabeceamento forte de Kevin Schade. O internacional alemão foi novamente impedido de marcar momentos depois, com o seu remate rasteiro a obrigar José Sá a fazer uma defesa pouco convencional.

Apesar disso, a equipa de Keith Andrews continuou a aumentar a pressão sobre os anfitriões até conseguir o merecido primeiro golo, pouco depois da hora de jogo. Ladislav Krejčí calculou mal o passe de Vitaly Janelt para a área, permitindo que a bola saltasse por cima dele e chegasse a Lewis-Potter, que não falhou ao ultrapassar o indefeso José Sá.

Não contente com o seu primeiro golo na Premier League esta temporada, Lewis-Potter dobrou a vantagem do Brentford aos 83 minutos, passando a bola para Mikkel Damsgaard antes de correr para cabecear o cruzamento. Outra partida infeliz para os anfitriões foi agravada quando Jørgen Strand Larsen viu o seu fraco penálti ser defendido por Kelleher, que compensou a falta cometida sobre Matt Doherty.

A derrota mantém a equipa de Rob Edwards na última posição da tabela, com apenas dois pontos – faltando apenas dois jogos para chegar à metade da temporada 2025/26 –, enquanto o Brentford sobe para a 13.ª posição na classificação.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados da 17.ª jornada:

Bournemouth 1-1 Burnley

Brighton 0-0 Sunderland