Recorde as incidências da partida

Os Magpies só começaram o dia à frente dos visitantes em termos de golos marcados, mas foram precisos apenas dois minutos para se separarem dos Blues, com Sandro Tonali a corresponder ao cruzamento de Jacob Murphy com um remate de primeira que passou por cima de Robert Sánchez.
A pressão foi implacável no primeiro quarto de hora, com o Chelsea a ter períodos em que não conseguia subir no terreno, enquanto Harvey Barnes e Jacob Murphy tinham um remate bloqueado cada um e Bruno Guimarães rematava fora do alvo.
Alexander Isak falhou então um remate que foi defendido por Sánchez, antes de Cole Palmer fazer os primeiros remates do Chelsea aos 21 minutos, mas viu ambos serem bloqueados. Os visitantes entraram melhor no jogo, com Moisés Caicedo a disparar um remate venenoso pouco depois, mas as suas perspectivas para toda a época sofreram um rude golpe aos 36 minutos. Depois de receber um cartão amarelo, Nicolas Jackson foi expulso após uma revisão do VAR, por dar uma cotovelada no rosto de Sven Botman, o que significa que o avançado perderá o resto da temporada.
Burn e Trevoh Chalobah fizeram um bloqueio oportuno, cada um, para negar Pedro Neto e Barnes antes do intervalo.
Após o recomeço, faltaram oportunidades claras, apesar de o jogo ter sido muito aberto, com Isak a enviar um remate após um canto de Tonali que passou por cima do travessão, pouco antes da marca da hora. Quando Nick Pope foi finalmente testado, o guarda-redes do Newcastle fez bem em baixar-se e negar o remate fulgurante de Marc Cucurella. O Chelsea continuava a parecer ameaçador em alguns momentos e havia um nervosismo em St. James's Park, que Guimarães e Barnes não conseguiram aliviar quando desperdiçaram oportunidades de aumentar a vantagem.
Depois de Pope ter negado o golo a Enzo Fernández, com uma brilhante defesa na ponta dos dedos, e de Reece James ter cabeceado por cima, Guimarães acabou por aliviar a pressão e acabar com o jogo, com um remate que passou por cima da bota de Malo Gusto e por Sánchez.
Com este golo, o Newcastle assegurou o terceiro jogo consecutivo de invencibilidade, subiu ao terceiro lugar da tabela e deu um grande impulso às suas esperanças de estar na Liga dos Campeões. O Newcastle também acabou com a série de cinco vitórias consecutivas do Chelsea em todas as competições, e os Blues cairão para fora dos cinco primeiros se o Nottingham Forest vencer o Leicester.
