Mais

Premier League: Pedro Neto assiste mas Chelsea perde (1-2), Newcastle vence Fulham (2-1)

Sunderland deu a volta diante do Chelsea em Stamford Bridge
Sunderland deu a volta diante do Chelsea em Stamford BridgeChris Foxwell/ProSports / Shutterstock Editorial / Profimedia

O Chelsea perdeu este sábado, por 1-2, na receção ao Sunderland, em jogo da 9.ª jornada da Premier League, com Pedro Neto a assistir para o golo de Garnacho, logo aos 4 minutos. Já o Fulham, de Marco Silva, perdeu na visita ao Newcastle, por 2-1, com Bruno Guimarães a dar a vitória aos magpies com um golo aos 90'.

Chelsea 1-2 Sunderland

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Depois de ter feito o seu melhor início de temporada na Premier League desde 1999/2000, com oito jogos, o Sunderland sonhava em chegar ao segundo lugar da tabela, mas essas aspirações foram rapidamente frustradas após apenas quatro minutos. Num contra-ataque contra os Black Cats, o português Pedro Neto encontrou Alejandro Garnacho, que correu pela esquerda antes de rematar rasteiro entre as pernas de Robin Roefs, marcando o seu primeiro golo pelo Chelsea.

Os visitantes acabaram por recuperar a compostura e, após um lançamento longo que causou confusão na área dos Blues, o Sunderland empatou o jogo, com Wilson Isidor a reagir primeiro e a desviar a bola para além de Robert Sánchez, à queima-roupa.

Firmemente na disputa, uma jogada bem trabalhada quase virou o marcador, mas Isidor rematou para o lado errado do poste. Felizmente para os adeptos da casa, o Chelsea recuperou o controlo do jogo no final do primeiro tempo, chegando perto de retomar a liderança com Garnacho, cujo remate no segundo poste foi defendido por Roefs, pouco antes de Trevoh Chalobah rematar de longe por cima da barra, com uma defesa importante do guarda-redes.

Talvez frustrado com o andamento da partida, ao aproximar-se a marca de uma hora, Enzo Maresca recorreu ao banco, colocando Estêvão no lugar do artilheiro Garnacho. Poucos instantes após entrar em campo, o brasileiro rematou forte, mas a bola desviou e passou rente à trave, animando os adeptos em Stamford Bridge. Jogando com cinco defesas pela primeira vez esta temporada, os homens de Régis Le Bris mantiveram-se organizados no segundo tempo, limitando o Chelsea a meias oportunidades à medida que o jogo chegava ao fim.

Incrivelmente, receberam a recompensa final quando o substituto Brian Brobbey segurou a bola e passou para Chemsdine Talbi marcar o golo da vitória nos descontos.

Esta vitória dramática significa que o Sunderland está agora invicto em 14 jogos fora de casa contra equipas de Londres (5 vitórias e 9 empates). Quanto ao Chelsea, este resultado dececionante faz com que caia para o sétimo lugar na tabela, três pontos atrás do Sunderland, que ocupa o segundo lugar.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Newcastle 2-1 Fulham

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Foi um início feroz, com Kenny Tete a receber um cartão amarelo após apenas alguns minutos para os visitantes, antes do avançado dos Magpies, Nick Woltemade, acertar no poste esquerdo com um remate dentro da pequena área. Apenas 10 minutos após o início da partida, o Newcastle já estava por cima da partida, com Bruno Guimarães a chegar perto do golo de longe, antes do remate forte de Murphy, de um ângulo apertado, ser desviado para o poste por Bernd Leno.   

Apesar de o Fulham ter recuperado a compostura após o ataque inicial à sua baliza, o primeiro golo dos anfitriões ainda parecia inevitável. E, de facto, aos 18 minutos, a pressão surtiu efeito, embora de forma calamitosa, quando Murphy aproveitou a demora de Calvin Bassey com a bola para roubar a posse e a rematar rasteiro, apanhandoo Leno desprevenido, para seu grande constrangimento.  

O Fulham respondeu bem ao estar a perder e, a 15 minutos do intervalo, Sander Berge rematou à entrada da área, mas Nick Pope defendeu para a trajetória de Adama Traore, que só conseguiu fazer um cruzamento-remate à frente da baliza. A cinco minutos do intervalo, o Newcastle poderia ter dobrado a vantagem quando Anthony Gordon passou para Murphy, mas Leno fez uma boa defesa e mandou a bola para canto, que acabou por ser a última jogada de destaque antes do intervalo.

Os visitantes precisavam de um início de segundo tempo brilhante e Marco Silva colocou em campo o jovem e promissor avançado brasileiro Kevin, com a missão de empatar o jogo. E apenas 10 minutos após o reinício, o recém-chegado encontrou Raúl Jiménez com um cruzamento e, após o internacional mexicano acertar na trave, o médio dos Cottagers, Saša Lukić, cabeceou para o merecido empate.

O treinador do Newcastle, Eddie Howe, respondeu com uma tripla substituição ofensiva na esperança de encontrar uma resposta imediata, mas a 15 minutos do fim do tempo regulamentar, era o Fulham que estava a encontrar um ritmo extra e parecia o mais provável vencedor. 

No entanto, a cinco minutos do fim, foram os anfitriões que estiveram mais perto de marcar o golo da vitória, quando Joelinton viu o seu cabeceamento voar para a rede lateral, após um excelente cruzamento de Kieran Trippier. Momentos depois, Sandro Tonali viu o seu remate ser defendido de forma espetacular por Leno, e o Newcastle sentiu que uma reviravolta estava para acontecer.

O cenário estava montado, e o capitão do Newcastle, Bruno Guimarães, aproveitou um remate defendido por William Osula para marcar o golo da vitória aos 90 minutos. Com o resultado, o Newcastle sobe para a 11.ª posição, enquanto o Fulham permanece na 16.ª, a apenas três pontos da zona de despromoção.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform