“Existem muitos desafios no calendário da Premier League que têm origem na expansão das competições europeias de clubes, o que levou à revisão do nosso calendário doméstico”, explica o organismo.
O Manchester United, de Ruben Amorim, Bruno Fernandes e Diogo Dalot, tem o privilégio de jogar em casa ante do Newcastle no único desafio previsto para essa sexta-feira, enquanto os demais encontros vão ser distribuídos pelo 27 e 28, respetivamente sábado e domingo.
“A Premier League está consciente das circunstâncias que levaram ao número reduzido de jogos no Boxing Day desta temporada, com o impacto que isso tem numa importante tradição do futebol inglês”, afirma a liga, certa de que em 2026 tudo voltará ao normal, já que a data coincide com um sábado.
De acordo com o contrato televisivo do principal escalão do futebol inglês, 33 jornadas devem disputar-se ao fim de semana e apenas cinco a meio da semana: para poder cumprir esse acordo, a Premier League precisou agendar os desafios dessa ronda nos dias 27 e 28 de dezembro.
As restantes divisões do futebol inglês — da segunda à quinta — têm todos os seus jogos programados para 26 de dezembro, como é tradição.
“Podemos assegurar que na próxima temporada haverá mais jogos no Boxing Day. Tal como em anos anteriores, mantivemos o nosso compromisso com os clubes e foram feitos arranjos especiais para permitir mais tempo entre os jogos durante as festividades. Isso dará aos jogadores mais tempo para recuperar”, concluiu a Premier League, em comunicado.
