A vitória dos Gunners em Portman Road também pode resultar na despromoção matemática do Ipswich em caso de vitória do West Ham e do Wolves.
Ao contrário da luta pelo título e para evitar a despromoção, a corrida por um lugar na Liga dos Campeões da próxima época está a chegar ao fim. Apenas cinco pontos separam o Newcastle, terceiro classificado, do Aston Villa, sétimo, antes do confronto em Villa Park.

O super domingo do Liverpool?
Com treze pontos no topo da tabela a seis jogos do fim do campeonato, é apenas uma questão de tempo e não uma questão de "se": o Liverpool vai, de facto, juntar-se ao Manchester United com 20 títulos no campeonato inglês.
Os comandados de Arne Slot precisam de mais duas vitórias para completar a tarefa, e não poderiam pedir um calendário mais favorável, já que o jogo fora de casa contra o Leicester, que está em dificuldades, será seguido pelo desafio contra o Tottenham.

No entanto, a corrida pelo título pode não ir além do domingo de Páscoa se o Ipswich for o responsável pela primeira derrota do Arsenal no campeonato desde fevereiro.
O foco dos homens de Mikel Arteta mudou para a glória na Liga dos Campeões, após a sua vitória sobre o atual campeão Real Madrid nos quartos de final.

Três vitórias e três derrotas
O regresso do Southampton ao Championship foi confirmado em tempo recorde, a sete jornadas do fim do campeonato. O Leicester e o Ipswich não se saíram muito melhor e alimentaram a preocupação com o crescente fosso entre a Premier League e o segundo escalão.
Pela segunda época consecutiva, os três clubes promovidos estão destinados à despromoção.
O Leicester, que chocou o mundo ao conquistar o título há menos de uma década, tem feito uma má campanha, especialmente desde que Ruud van Nistelrooy foi nomeado treinador.

Os Foxes somaram apenas quatro pontos nos últimos 17 jogos e estão a 17 pontos da zona de segurança.
O Ipswich tem uma abordagem combativa que lhe granjeou mais admiradores, mas também é verdade que só venceu quatro jogos no campeonato e está a apenas três pontos do Leicester.
Villa quer voltar à Liga dos Campeões
Tanto o Villa quanto o Newcastle querem mais depois de terem disputado a Liga dos Campeões pela primeira vez em décadas nas duas últimas temporadas.
A primeira incursão do Villa na elite do futebol europeu, pela primeira vez desde 1983, terminou com uma emocionante derrota na eliminatória contra o Paris Saint-Germain nos quartos-de-final.
Unai Emery, que levou o clube de Birmingham às meias-finais da Liga Conferência na época passada, está determinado a levar os campeões europeus de 1982 ainda mais longe.
Quatro vitórias consecutivas na Premier League colocaram os seus homens de novo na luta por um lugar entre os cinco primeiros, o que é suficiente para se qualificarem para a próxima Liga dos Campeões.
"O objetivo mais importante que podemos ter é regressar à Liga dos Campeões", afirmou Emery.
O Villa enfrenta um calendário duro com os próximos quatro jogos contra os seus concorrentes por um lugar na Europa que conta: Newcastle, Manchester City, Bournemouth e Fulham.
O Newcastle está a voar: cinco vitórias consecutivas no campeonato, bem como a conquista da Taça da Liga, levaram os Magpies ao terceiro lugar.
Eddie Howe vai falhar o terceiro jogo devido a uma pneumonia, mas o Newcastle mostrou que não sente a falta do seu treinador ao marcar nove golos em vitórias dominantes contra o Manchester United e o Crystal Palace na semana passada.
