Mais

Premier League: Um olhar para o fim de semana que pode levar o Liverpool ao título

Arne Slot vai ganhar o seu primeiro título da Premier League
Arne Slot vai ganhar o seu primeiro título da Premier LeaguePAUL ELLIS / AFP
O Liverpool pode conquistar o título da Premier League já no domingo, caso condene o Leicester à despromoção e, ao mesmo tempo, o Arsenal sofra as consequências d desgaste na Liga dos Campeões ao perder em Ipswich.

A vitória dos Gunners em Portman Road também pode resultar na despromoção matemática do Ipswich em caso de vitória do West Ham e do Wolves.

Ao contrário da luta pelo título e para evitar a despromoção, a corrida por um lugar na Liga dos Campeões da próxima época está a chegar ao fim. Apenas cinco pontos separam o Newcastle, terceiro classificado, do Aston Villa, sétimo, antes do confronto em Villa Park.

O calendário da próxima jornada da Premier League
O calendário da próxima jornada da Premier LeagueFlashscore

O super domingo do Liverpool?

Com treze pontos no topo da tabela a seis jogos do fim do campeonato, é apenas uma questão de tempo e não uma questão de "se": o Liverpool vai, de facto, juntar-se ao Manchester United com 20 títulos no campeonato inglês.

Os comandados de Arne Slot precisam de mais duas vitórias para completar a tarefa, e não poderiam pedir um calendário mais favorável, já que o jogo fora de casa contra o Leicester, que está em dificuldades, será seguido pelo desafio contra o Tottenham.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore

No entanto, a corrida pelo título pode não ir além do domingo de Páscoa se o Ipswich for o responsável pela primeira derrota do Arsenal no campeonato desde fevereiro.

O foco dos homens de Mikel Arteta mudou para a glória na Liga dos Campeões, após a sua vitória sobre o atual campeão Real Madrid nos quartos de final.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore

Três vitórias e três derrotas

O regresso do Southampton ao Championship foi confirmado em tempo recorde, a sete jornadas do fim do campeonato. O Leicester e o Ipswich não se saíram muito melhor e alimentaram a preocupação com o crescente fosso entre a Premier League e o segundo escalão.

Pela segunda época consecutiva, os três clubes promovidos estão destinados à despromoção.

O Leicester, que chocou o mundo ao conquistar o título há menos de uma década, tem feito uma má campanha, especialmente desde que Ruud van Nistelrooy foi nomeado treinador.

Tabela classificativa da Premier League
Tabela classificativa da Premier LeagueFlashscore

Os Foxes somaram apenas quatro pontos nos últimos 17 jogos e estão a 17 pontos da zona de segurança.

O Ipswich tem uma abordagem combativa que lhe granjeou mais admiradores, mas também é verdade que só venceu quatro jogos no campeonato e está a apenas três pontos do Leicester.

Villa quer voltar à Liga dos Campeões

Tanto o Villa quanto o Newcastle querem mais depois de terem disputado a Liga dos Campeões pela primeira vez em décadas nas duas últimas temporadas.

A primeira incursão do Villa na elite do futebol europeu, pela primeira vez desde 1983, terminou com uma emocionante derrota na eliminatória contra o Paris Saint-Germain nos quartos-de-final.

Unai Emery, que levou o clube de Birmingham às meias-finais da Liga Conferência na época passada, está determinado a levar os campeões europeus de 1982 ainda mais longe.

Quatro vitórias consecutivas na Premier League colocaram os seus homens de novo na luta por um lugar entre os cinco primeiros, o que é suficiente para se qualificarem para a próxima Liga dos Campeões.

"O objetivo mais importante que podemos ter é regressar à Liga dos Campeões", afirmou Emery.

O Villa enfrenta um calendário duro com os próximos quatro jogos contra os seus concorrentes por um lugar na Europa que conta: Newcastle, Manchester City, Bournemouth e Fulham.

O Newcastle está a voar: cinco vitórias consecutivas no campeonato, bem como a conquista da Taça da Liga, levaram os Magpies ao terceiro lugar.

Eddie Howe vai falhar o terceiro jogo devido a uma pneumonia, mas o Newcastle mostrou que não sente a falta do seu treinador ao marcar nove golos em vitórias dominantes contra o Manchester United e o Crystal Palace na semana passada.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore