Reportagem: O adeus de Mason Melia ao St. Patrick's antes da histórica transferência para a Premier League

Mason Melia comemora um golo contra o Cork City
Mason Melia comemora um golo contra o Cork CityČTK / imago sportfotodienst / ©INPHO / Laszlo Geczo / Profimedia

Quando, em fevereiro, o Tottenham anunciou a contratação de Mason Melia, internacional irlandês sub-21, por um valor recorde na Premier League irlandesa, poucos adeptos do Spurs conheciam o jovem prodígio.

Alguns meses mais tarde, com o último jogo de Melia em casa com o St. Patrick's Athletic antes da  grande transferência para o norte de Londres, o nome Melia é agora bem conhecido dos adeptos do Tottenham. Por isso, é de imaginar o entusiasmo dos adeptos quando marcou o 13.º golo da época no jogo de despedida em Richmond Park, e não terão de esperar muito para o voltar a ver com a camisola branca.

A aventura irlandesa de Melia está a chegar ao fim e ele está prestes a descobrir a pressão e a atenção da Premier League. Mas que tipo de jogador é que o Tottenham contratou? O Flashscore foi a Richmond Park para o descobrir...

Os números de Mason Melia
Os números de Mason MeliaFlashscore

Quem é Melia?

Bastam algumas pesquisas rápidas nas redes sociais para descobrir vídeos dos golos soberbos de Mason Melia. O jovem usa a velocidade e inteligência para criar espaço e depois desferir golos precisos e potentes. Não há dúvida de que o Tottenham conseguiu um jogador extremamente talentoso.

No entanto, no Flashscore quisemos ir um pouco mais longe e dar uma olhada em Melia dentro de campo. E que melhor maneira de o fazer do que no seu último jogo em casa, no Richmond Park? A temporada não correspondeu às expectativas para os Pats, que estão fora da corrida pelo título há muito tempo. Mas o jogo de sexta-feira à noite contra o Waterford era de particular importância na corrida pela Europa na próxima temporada.

Foi também um momento importante para a equipa da casa, que se despediu do jogador mais talentoso que o clube de Dublin alguma vez conheceu. Foi a última oportunidade de ver Melia no Richmond Park antes de ele começar a sua aventura na Premier League em janeiro.

Ao chegar ao norte de Londres, Melia será um talento desconhecido e não comprovado, mas em Inchicore é ídolo dos adeptos e deixou o clube quase com estatuto de estrela.

O irlandês está prestes a dar um passo adiante em uma das melhores ligas do mundo. No entanto, foi o St. Patrick's que lhe deu oportunidade de jogar regularmente como sénior desde os 17 anos e, por isso, ele será para sempre um dos seus.

Melia é o melhor marcaodr do St. Patrick's nesta temporada, mas estava a passar por um período de seca antes do jogo de sexta-feira, pois não havia marcado nos últimos quatro jogos desde os dois golos marcados contra o Cork em setembro. Desde o início, Melia estava desesperado por marcar, mas muitas vezes parecia frustrado porque os seus companheiros não lhe conseguiam fazer chegar boas bolas, apesar da sua altura de 1,80 metros.

As movimentações de Melia eram sempre ponderadas, raramente recuava e, por vezes, passava longos períodos fora de jogo, mas todas as chamadas para a frente eram pertinentes, e podia ter estado em frente à baliza em pelo menos duas ocasiões se o último passe tivesse sido melhor. É de esperar que os seus futuros companheiros, Xavi Simons e Mohammed Kudus, aproveitem melhor as suas arrancadas.

À medida que a primeira parte avançava, o Meliá entrou no ritmo e criou algumas oportunidades, quase abrindo o marcador aos 26 minutos. A partir de uma bola perdida na área, ele usou a sua velocidade para criar espaço e obrigou Stephen McMullan a fazer uma bela defesa com a ponta dos dedos na sua trave. Foi um belo exemplo do seu talento.

O jogador de 18 anos não precisou esperar muito para marcar depois que uma de suas jogadas foi servida com perfeição por Jason McClelland. O cruzamento merecia ser aproveitado, e Melia o fez de forma brilhante, simulando um remate para bater o guarda-redes e empurrar a bola para a baliza desprotegida. Um golo cheio de classe, desde a construção até à finalização, e um início de sonho para uma futura estrela.

Melia foi mais discreto no segundo tempo, quando o St. Patrick's empatou (1-1), mas toda vez que o jovem atacante tocava ou se aproximava da bola, era possível sentir o bruá bancadas. Os adeptos do Pats sabem melhor do que ninguém do que ele é capaz.

Na primeira entrevista à imprensa do Tottenham , em fevereiro, Melia disse que Harry Kane e Sergio Aguero eram as maiores inspirações. A influência desses dois lendários atacantes pode ser sentida no seu jogo: a capacidade de proteger a bola e cavar faltas lembra Kane, enquanto a velocidade na área lembra Aguero. Se conseguir chegar perto do nível de qualquer um deles, Melia terá uma carreira inesquecível.

Um ídolo

Quando o apito final soou, o impacto de Melia nos adeptos do St. Patrick's foi claro. Patrick's foi claro. Os mais jovens invadiram o campo (apesar dos repetidos anúncios contra) para conseguir um autógrafo pela última vez, criando uma verdadeira confusão em torno do jovem prodígio.

Melia deixa o St. Patrick's como o mais jovem goleador da história da Liga da Irlanda, o melhor marcador do clube nesta temporada e o recordista de transferências da liga. Portanto, apesar de só ter completado 18 anos em setembro, o nome de Mason Melia ficará na memória do Richmond Park.

O tempo dirá se ele também se vai ganahr o mesmo estatuto no Tottenham, mas tendo jogado pela equipa principal desde os 15 anos de idade, Melia parece pronto para enfrentar o desafio mental e físico que o aguarda na sua mudança crucial para o norte de Londres.