Resultados, projeto e confiança: a posição de Arne Slot no Liverpool em análise

Arne Slot, treinador do Liverpool
Arne Slot, treinador do LiverpoolRyan Browne / Shutterstock Editorial / Profimedia

Depois de o Liverpool defrontar o Sunderland na quarta-feira, restarão 12 jogos da época 2025/26 da Premier League para a equipa afirmar a sua candidatura a um lugar de acesso à Liga dos Campeões.

Acompanhe o Sunderland-Liverpool no Flashscore

Atualmente, apenas a cinco pontos do Manchester United, que ocupa a quarta e última posição de qualificação para a Champions à medida que nos aproximamos da reta final da temporada, é evidente que Arne Slot e o seu plantel ainda dispõem de tempo suficiente para corrigir alguns dos erros cometidos no início da época.

Contraste gritante para Slot

Uma campanha que contrasta com a época de estreia de Slot em Anfield, em 2024/25, quando o Liverpool conquistou a Premier League com uma vantagem de 10 pontos sobre o Arsenal.

Para reforçar o domínio dos reds, a equipa não venceu quatro dos últimos cinco jogos do campeonato em 24/25, perdendo dois, tantos como tinha perdido nos 36 anteriores.

O título já estava garantido há muito tempo, o que permitiu à equipa principal abrandar o ritmo e desfrutar ao máximo do ambiente sensacional criado pelos adeptos, tanto em casa como fora.

Com 86 golos marcados e 41 concedidos, foram justos vencedores, mas apenas nove meses depois, a continuidade de Slot no banco de Anfield parece estar por um fio.

Milhões investidos em novos jogadores

Apesar de se acreditar que nenhuma decisão sobre a continuidade do treinador neerlandês será tomada antes do final da época, não conseguir terminar nos lugares de acesso à Liga dos Campeões poderá praticamente ditar a sua saída.

Depois de investir mais de 100 milhões em cada um dos passes de Alexander Isak e Florian Wirtz, sem esquecer outras contratações de renome como Hugo Ekitiké, Jeremie Frimpong e Milos Kerkez, os adeptos e a direção do clube têm toda a legitimidade para exigir mais.

Os 40 golos marcados e 35 concedidos até ao momento na Premier League 2025/26 são o segundo pior registo entre as seis equipas do topo, o que, no mínimo, revela falhas graves em todos os setores da equipa.

Então, onde é que tudo começou a correr mal?

Falta de concentração defensiva

O primeiro aspeto a analisar poderá ser a falta de foco defensivo, sobretudo na fase inicial da época.

Até 23 de setembro, nada fazia prever o que se seguiria. Vitórias sobre o Arsenal, Bournemouth, Newcastle, Burnley e Everton no campeonato, foram acompanhadas por um triunfo na Liga dos Campeões frente ao Atlético de Madrid e uma vitória na Taça da Liga contra o Southampton.

Depois, tudo desmoronou.

Derrotas frente ao Galatasaray, Chelsea, Manchester United, Brentford, Crystal Palace (uma no campeonato, outra na Taça da Liga), Manchester City, Nottingham Forest e PSV sucederam-se rapidamente.

O capitão, Virgil van Dijk, tantas vezes o pilar da defesa, não se mostrou tão imponente como habitual em alguns encontros.

Apanhado em velocidade em várias ocasiões, também houve momentos em que se notou falta de posicionamento ou de agressividade nos duelos.

Van Dijk apanhado em falta na velocidade e posicionamento

Na época passada, o neerlandês venceu 20 dos 38 desarmes que tentou, com uma taxa de sucesso de 52,6%. Realizou ainda 226 alívios em todas as competições, 133 de cabeça e 67 interceções. Importa referir que apenas um erro de van Dijk em 24/25 resultou num golo. Só um.

Nos duelos individuais, venceu 207 dos 305 disputados no solo e 142 dos 201 pelo ar.

Gráfico radar de Virgil van Dijk - Premier League 2025/26
Gráfico radar de Virgil van Dijk - Premier League 2025/26Opta by Stats Perform

Em 2025/26, soma apenas 18 desarmes, dos quais venceu 10. Os 238 alívios representam uma melhoria (mas também indiciam maior pressão sobre a defesa), tal como os 169 de cabeça, enquanto as 25 interceções estão muito abaixo do que tinha feito até esta altura na época anterior.

Dois erros que resultaram em golos já superam o registo do ano passado, embora mantenha uma taxa razoável de sucesso nos duelos (192 em 263 no solo e 157 em 204 pelo ar).

À primeira vista, alguns números nem parecem tão negativos, mas a presença dominante que van Dijk exibia desapareceu em certos jogos.

Salah continua a ser o Rei?

Mo Salah é outro dos jogadores mais experientes que, para além da polémica mediática no início da época, não tem estado ao seu melhor nível em 25/26.

34 golos e 23 assistências em 52 jogos foi um registo impressionante do Rei Egípcio na época de estreia de Slot.

Se não tivesse acertado nos ferros em mais 10 ocasiões, os seus números seriam ainda mais impressionantes.

xG de Mo Salah - Premier League 2025/26
xG de Mo Salah - Premier League 2025/26Opta by Stats Perform

11 penáltis convertidos em 12, 77 remates enquadrados em 137 tentados, e uma precisão de passe que nunca desceu abaixo dos 73%, foram também marcas notáveis para um avançado.

Até ao momento nesta época, seis golos e seis assistências estão longe do que fez na temporada anterior, e um único remate ao ferro pouco alteraria o seu registo de finalização.

Apenas 64 remates tentados e só 20 enquadrados são prova suficiente da quebra de forma de Salah. Apenas marcou um penálti, e a sua precisão de passe desceu até aos 65% em 25/26.

Os problemas do Liverpool vão muito além de van Dijk e Salah

Naturalmente, os problemas do Liverpool vão muito além da forma de apenas duas das suas estrelas, embora se espere que sejam exemplo, e o que isto revela é que, talvez, Slot tenha beneficiado de alguma sorte de principiante na sua estreia na Premier League.

Impulsionado pelo ambiente positivo deixado por Jurgen Klopp, o neerlandês foi bem recebido, e o próprio Slot conseguiu criar a sua própria aura em pouco tempo no clube.

Com esse efeito já dissipado e com as fragilidades a continuarem a ser expostas - um empate recente frente ao Burnley e derrotas tardias diante do Bournemouth e do Man City são exemplos claros -, é fundamental uma análise profunda sobre o que o Liverpool deve esperar de uma equipa técnica liderada por Slot no futuro.

Tanto a nível tático, estrutural como de recursos humanos, nada pode ficar por analisar se os reds quiserem regressar ao topo que conquistaram há apenas nove meses.

Análise de Jason Pettigrove
Análise de Jason PettigroveFlashscore