Mais

Rooney alerta Ruben Amorim: "Chegar à final da Liga Europa vai esconder muita coisa"

Ruben Amorim com muito em que pensar
Ruben Amorim com muito em que pensarAFP
O antigo avançado do Manchester United, Wayne Rooney, falou sobre o sistema tático do treinador Ruben Amorim, após a derrota por 4-3 frente ao Brentford.

No fim de semana, a equipa de Amorim sofreu a 16.ª derrota da época na Premier League, com um onze jovem a não dar frutos. A equipa está agora há seis jogos sem vencer e ocupa o 15.º lugar na tabela da Premier League, numa época que só poderia ser salva com a conquista da Liga Europa.

Rooney e Danny Murphy, antiga estrela do Liverpool, falaram sobre a tática de Amorim no programa "Match of the Day 2", com Murphy a questionar a fragilidade da defesa do United.

"É uma questão de intensidade, mas com os laterais, ao contrário do que acontece com os quatro defesas, permite-nos pressionar porque temos mais um médio centro atrás de nós. Mas certamente é isso que eles fazem nos treinos, não? Se formos treinadores de um sistema - o básico deste sistema com laterais é pressionar rapidamente os jogadores mais avançados e não parece que o estejam a fazer. É bizarro para mim ver isso".

Amorim escaloua terceira equipa mais jovem de todos os clubes da Premier League para defrontar os Bees, numa altura em que as atenções se voltam para a Europa. No entanto, Rooney foi implacável e fez parte da equipa do United que vai tentar salvar a face contra o Athletic Bilbao na quinta-feira à noite.

"É estranho, porque é por isso que se joga com cinco defesas e laterais. Têm de pressionar a bola, senão ficamos em desvantagem numérica no meio-campo e a bola volta para o meio-campo. Foi estranho, mas eles tinham muitos jogadores jovens. Houve falta de movimentação e falta de conhecimento em campo. Têm um miúdo de 17 anos na frente - o mais jovem de sempre a ser titular no United - e só lhe lançam bolas para cima. Senti muito pelo Obi hoje, porque se nota que é inexperiente, mas parecia que não tinha ajuda, só lhe atiravam bolas para cima."

Com a segunda mão das meias-finais da Liga Europa contra o Athletic Bilbao à porta, Rooney sente que a sua antiga equipa tem de levantar o troféu para encobrir mais uma época péssima. Este verão, o United deverá reconstruir o seu plantel e vender muitos dos jogadores que estão estagnados no clube há vários anos.

"Acho que a segunda equipa está a jogar com quatro defesas, o que achei estranho, porque os jogadores que estão a chegar à equipa principal agora, com os sub-23 ou sub-21, estão a jogar num sistema diferente. Para mim, isso é um pouco confuso. Chegar à final da Liga Europa está a tapar muitas fendas no Manchester United e isso tem de ser resolvido rapidamente".