O jogador de 26 anos, que já marcou 10 golos na Premier League esta época, assinou um contrato de cinco anos e meio com o Etihad e será um reforço de peso para o ataque. Liverpool, Manchester United e Tottenham também demonstraram interesse no internacional ganês, nascido em Londres, que tinha uma cláusula de rescisão que, segundo relatos, expirava no sábado.
Esta transferência, amplamente antecipada, é a primeira grande movimentação dos clubes da Premier League neste mercado de janeiro.
"Tenho acompanhado o City ao longo da última década sob o comando de Pep Guardiola, e têm sido a equipa dominante na Premier League, além de alcançarem feitos incríveis na Liga dos Campeões, Taça de Inglaterra e Taça da Liga. Estabeleceram padrões elevadíssimos e é um clube com jogadores de classe mundial, instalações de topo e um dos maiores treinadores de sempre, o Pep", afirmou Semenyo.
O extremo referiu que quer fazer parte da reconstrução do City após uma época sem títulos no ano passado e a saída de vários jogadores experientes.
"Sinto que estou a evoluir, mas há aqui tantos jovens que acredito que vão tornar-se grandes jogadores. Quero fazer parte disso e quero reescrever a história outra vez", indicou.
O seu último momento ao serviço do Bournemouth, após três anos no clube, foi apontar um golo espetacular já nos descontos, garantindo o triunfo por 3-2 frente ao Tottenham na quarta-feira.
O City, que perdeu o título de campeão da Premier League para o Liverpool na época passada, contratou Semenyo para reforçar a luta pelos troféus nas quatro frentes em 2026. Os comandados de Guardiola estão a seis pontos do Arsenal no topo da Premier League e continuam em prova na Taça de Inglaterra, Taça da Liga e Liga dos Campeões.
As opções do City para as alas são atualmente reduzidas, com Savinho lesionado e Omar Marmoush a representar o Egito na Taça das Nações Africanas.
Ascensão meteórica
Semenyo protagonizou uma ascensão meteórica desde que foi sucessivamente emprestado pelo Bristol City no início da carreira. Acabou por garantir a transferência para a Premier League em 2023 e afirmou-se como um dos extremos mais perigosos da principal divisão sob o comando de Andoni Iraola.
Guardiola confirmou na conferência de imprensa de antevisão que Semenyo vai integrar o plantel para o jogo da Taça de Inglaterra frente ao Exeter, da terceira divisão, no sábado.
"Toda a gente conhece as qualidades dele – esteve a jogar de forma extraordinária no Bournemouth nos últimos anos e pode atuar em ambos os flancos. Está na idade ideal, os melhores anos ainda estão para vir, todos os clubes procuram trazer jovens talentos, mas ele vai fazer a sua carreira e os melhores anos aqui", afirmou o treinador do City.
O City também está no mercado à procura de reforços para a defesa, depois de ter perdido Ruben Dias e Josko Gvardiol por lesão.
O capitão do Crystal Palace, Marc Guehi, que termina contrato no final da época, é apontado como o principal alvo.
