Há alguns dias, Karl-Heinz Rummenigge, membro do Conselho de Supervisão do Bayern de Munique, não perdoou ao comentar a compra de Nick Woltemade pelo Newcastle, que eles próprios perseguiam, devido ao preço de 85 milhões de euros, mais cinco milhões de objetivos: "Só posso felicitar o pessoal do Estugarda por ter encontrado, e agora uso aspas, um 'idiota' que pagou essa quantia. Porque nunca o teríamos feito", afirmou o dirigente com veemência.
Em termos de desempenho, o próprio atacante não parece estar incomodado com esses comentários. Nos últimos três jogos, em todas as competições, deixou a sua marca: na derrota apertada contra a melhor defesa do campeonato, o Arsenal, depois a ajudar a demolir o Royal Union SG na Liga dos Campeões e, finalmente, a selar a vitória contra o Nottingham com um golo de penálti. Curiosamente, em St. James's Park, fez três remates à baliza na Premier League, todos deram golo.
Shearer, o avançado que mais golos marcou na história da Premier League e uma lenda do Newcastle, apoia a nova contratação dos Magpies. "Se alguém me tivesse dito algo assim quando eu era jogador, isso ter-me-ia motivado ainda mais para ir lá e fazer uma boa prestação", disse à televisão Sky Sports.
"Não conheço o seu caráter, mas ele parece ser o tipo de pessoa que diria: 'Bem, então vou entrar em campo, fazer uma boa exibição e marcar golos'. Ele teve um ótimo começo no Newcastle e foi impressionante. Parece que só pode melhorar", acredita Shearer.
Verão turbulento para o Newcastle
Os Magpies tiveram um início pouco convincente na nova temporada da Premier League, marcando apenas três golos nos primeiros cinco jogos e a vencer apenas contra o Wolves, último classificado. Nos últimos dias, no entanto, a equipa de St. James's Park tem vindo a melhorar e, se não fosse uma reviravolta respeitável dos Gunners nos minutos finais da partida, a equipa de Eddie Howe ostentaria uma série de quatro vitórias consecutivas na competição.
"Foi um verão tumultuoso. Leva sempre algum tempo para uma equipa se acalmar e penso que a última semana foi definitivamente boa para eles. Espero que as coisas melhorem a partir de agora com o regresso de Wissa dentro de cinco ou seis semanas", disse Shearer, lembrando a ausência do jogador, que custou aos Magpies quase 60 milhões de euros e se lesionou imediatamente.
"Eles têm opções muito boas. Acho que eles podem ficar satisfeitos com a última semana e espero que agora possam seguir em frente".
Revolução pós-venda de Isak
No verão, o Newcastle registou cerca de 180 milhões de euros em saídas, em grande parte devido à transferência de Alexander Isak para o Liverpool. As caras novas, por outro lado, custaram à direção cerca de 280 milhões de euros e agora parece que as coisas começam lentamente a assentar.
Após a pausa para as seleções nacionais, os jogadores de Eddi Howe terão a oportunidade de se mostrarem no jogo fora de casa contra o Brighton. Woltemade foi convocado pela seleção alemã, mas acabou por viajar mais tarde devido a doença.