City está ligeiramente à frente do rival local Manchester United, que ultrapassou o Liverpool graças à terceira vitória consecutiva, ao vencer o Brighton 4-2 no sábado.
O recém-promovido Sunderland ocupa o quarto lugar depois de surpreender o Chelsea, enquanto Leeds e Burnley também venceram este fim de semana, com os três a desafiar a tendência das equipas promovidas serem imediatamente relegadas para o Championship.
O título está nas mãos do Arsenal
Após terminar em segundo lugar nas últimas três temporadas, o Arsenal de Mikel Arteta parece finalmente pronto para conquistar o primeiro título de Liga em 22 anos.
Os Gunners voltaram a mostrar força nas bolas paradas e uma defesa excecional para vencer o Palace 1-0 no Emirates.
Eberechi Eze marcou o seu primeiro golo no campeonato frente ao antigo clube, depois do Palace não conseguir afastar uma bola parada batida por Declan Rice.
Os homens de Arteta ainda não atingiram o melhor nível ofensivo, mas isso não tem feito diferença graças à marca histórica de jogos sem sofrer golos. O Arsenal concedeu apenas três golos em 13 partidas em todas as competições, abrindo uma vantagem de seis pontos sobre o City e sete sobre o Liverpool.
"Provavelmente valorizo esta vitória mais do que qualquer outra esta época", afirmou Arteta.
Em contraste, o Liverpool não conseguiu manter a baliza inviolada nos últimos nove jogos, após a derrota por 3-2 em Brentford.
Arne Slot parece sem soluções para travar a preocupante queda dos campeões, e o cenário pode piorar com Aston Villa e City em grande forma antes da pausa internacional do próximo mês.
A dependência do City nos golos de Erling Haaland para voltar à luta pelo título ficou evidente na derrota por 1-0 em Villa.
Nenhum outro jogador do City, além do norueguês, marcou mais do que um golo na Premier League esta temporada.
Trio ofensivo do Manchester United em destaque
Ruben Amorim esperou quase um ano por vitórias consecutivas na Premier League e pode finalmente mostrar sinais concretos de evolução, depois de o Brighton ter sido derrotado em Old Trafford pela primeira vez em quatro anos.
Os três reforços ofensivos dos Red Devils, contratados no verão por mais de 200 milhões de euros, estiveram em evidência.
Matheus Cunha marcou o seu primeiro golo pelo United, Bryan Mbeumo bisou e Benjamin Sesko fez uma assistência.
"Eles têm muito talento. Mas gosto especialmente da forma como defendem. Podemos ter todo o talento do mundo, mas se não lutarmos, nesta Liga, não temos hipótese" disse Amorim.
Numa jornada em que Liverpool, City, Chelsea, Palace e Nottingham Forest perderam após o desgaste das competições europeias a meio da semana, o United está claramente a beneficiar por poder focar-se apenas num jogo por semana.
Um lugar no top quatro e o regresso à Liga dos Campeões na próxima época são agora objetivos perfeitamente realistas para a equipa de Amorim.
Trio promovido abala o status quo
Sunderland está a protagonizar o melhor arranque de uma equipa promovida em 17 anos, depois de virar o resultado e vencer em Stamford Bridge.
Leeds venceu o West Ham 2-1, enquanto o Burnley marcou nos instantes finais para vencer 3-2 frente ao Wolves, que ainda não venceu.
Nas últimas duas temporadas, equipas como West Ham, Wolves, Everton e Forest foram salvas pelas dificuldades dos recém-promovidos.
Na época passada, Ipswich, Southampton e Leicester somaram apenas 59 pontos e 12 vitórias.
Com pouco mais de um quarto da presente temporada disputado, Sunderland, Leeds e Burnley já acumulam 38 pontos e 11 triunfos entre eles.
