O diretor de futebol do Manchester City, Txiki Begiristain, deixou o clube da Premier League após 13 anos, sendo sucedido por Hugo Viana, do Sporting, anunciou o clube esta quinta-feira.
Begiristain abandona o cargo na sequência de uma época sem títulos em 2024/25, com o Manchester City ainda sob a sombra de mais de 100 acusações por alegadas infrações aos regulamentos financeiros da Premier League.
Txiki e o treinador Pep Guardiola, antigos companheiros de equipa no Barcelona, trabalharam lado a lado ao longo dos últimos anos no City.
"Todos no Manchester City gostariam de agradecer a Txiki por tudo o que alcançou durante o seu tempo no clube, e estamos ansiosos por prestar homenagem à sua extraordinária contribuição em setembro", lê-se no comunicado oficial.
Antes de chegar a Inglaterra, Begiristain foi diretor de futebol do Barcelona durante sete anos, até 2010. Foi ele quem ajudou a trazer Guardiola para o City em 2016, depois de já ter sido responsável pela sua nomeação no clube catalão em 2008.
"Disse ao (diretor executivo do Manchester City) Ferran (Soriano): 'Eu trato da transição do Pep por ti'. E depois tu renovaste por mais dois anos. Quando renovaste pela última vez (em novembro do ano passado), disse-lhe: 'Ferran, não posso continuar a fazer isto'", revelou Begiristain ao City Studios.
A saída de Begiristain do Etihad levantou questões sobre o futuro de Guardiola no clube. O atual contrato do treinador, de 54 anos, termina no final desta época, e os planos do técnico espanhol continuam envoltos em incerteza.