O City perdeu oito dos seus últimos 11 jogos em todas as competições, vencendo apenas uma vez nessa sequência, e ficou nove pontos atrás do líder Liverpool.
Os campeões da Premier League, que também jogaram uma partida a mais do que o líder Liverpool, agora enfrentam um teste difícil no Villa Park, no sábado.
Mas o treinador do Aston Villa, Emery, elogiou o compatriota Guardiola.
"Ele é o melhor. Estou um pouco surpreendido (com a forma do Manchester City), mas é o futebol. É um jogo muito difícil e um jogo emocionante para nós. Estamos a respeitá-los muito. Cada equipa está a dar-nos muita informação sobre como estamos e como os enfrentamos. (No sábado) defrontamos a melhor equipa dos últimos anos, claramente, na Premier League", disse Unai Emery.
"Talvez não estejam a ser consistentes devido a circunstâncias diferentes, mas são os melhores e o seu treinador é o melhor. Vão voltar a ter bons desempenhos e têm tempo para voltar a ser vencedores nesta competição", acrescentou.

O Aston Villa, sétimo classificado, está dois pontos e duas posições abaixo do City, depois de uma derrota tardia frente ao Nottingham Forest, no fim de semana passado.
O Forest marcou um golo aos 87 minutos e outro nos descontos, no City Ground, para vencer por 2-1 e pôr fim à série de três vitórias consecutivas do Aston Villa em todas as competições.
"Estamos a ser consistentes, mas para estarmos ao mais alto nível precisamos de mais em tudo", acrescentou Unai Emery, antigo treinador do Arsenal, Sevilha e Paris Saint-Germain.
"Somos pacientes com o nosso processo. Estamos a aceitar tudo o que se atravessa no nosso caminho e a tentar melhorar. Taticamente, emocionalmente, mentalmente, estamos a tentar obter experiências, ganhando e por vezes perdendo, tentando também ser positivo", explicou Unai Emery.