Outrora um dos favoritos dos adeptos, Van Dijk foi criticado pelas suas actuações na última época, mas disse aos jornalistas que sentiu que a nova campanha tinha começado de forma promissora, apesar de ter sido expulso contra o Newcastle no mês passado.
"Estamos numa espécie de fase de transição com o Liverpool", disse Van Dijk à imprensa neerlandesa na véspera do jogo de qualificação dos Países Baixos para o Campeonato da Europa contra a Grécia, em Eindhoven, na quinta-feira: "Por isso, é claro que é bom sentir que o treinador (Jurgen Klopp) ainda me considera parte da nova equipa, do Liverpool 2.0, por assim dizer. Falámos muito nas primeiras semanas de preparação. Isso demonstrou confiança em mim".
O Liverpool terminou num dececionante quinto lugar na Premier League na época passada e falhou a lucrativa Liga dos Campeões pela primeira vez desde a época 2015/16.
Com a partida de Jordan Henderson para a Arábia Saudita, em julho, o defesa-central Van Dijk foi nomeado capitão do Liverpool, papel que já desempenha na seleção, e disse que havia diferenças no papel do clube e do país.
"Naturalmente, sinto-me orgulhoso e é uma grande responsabilidade", afirmou: "Não é diferente com a seleção neerlandesa, mas com a Oranje muitas vezes só estamos juntos durante alguns dias, por isso o número de tarefas como capitão não é muito mau. Há muita coisa envolvida no clube, tanto dentro como fora do campo. Envolvemo-nos em quase tudo."

Van Dijk foi expulso aos 28 minutos na vitória por 2-1 sobre o Newcastle, tendo alegadamente praguejado com o árbitro quando saía do campo, e foi acusado pela Federação Inglesa de Futebol por ter agido de forma imprópria após ter recebido o cartão vermelho.
"Não é típico de mim, mas o cartão vermelho foi mesmo assim", disse Van Dijk; "Nunca tinha recebido um no Liverpool e acho que só o recebi umas quatro vezes em toda a minha carreira. Mas, tirando isso, comecei bem a época. Sinto-me bem e forte. Acho que correu bem contra o Chelsea (empate a 1-1) e contra o Bournemouth (vitória por 3-1). Apesar do cartão vermelho, o início foi bom. Não vejo a hora de regressar".

Van Dijk foi suspenso na vitória por 3-0 sobre o Aston Villa, no passado domingo, e pode ter essa proibição prolongada por mais um jogo.
O Liverpool está em terceiro lugar na classificação com 10 pontos em quatro jogos, a dois pontos do líder Manchester City.
Van Dijk também disse que teve tempo para refletir no final da época, com uma pausa decente sem um torneio de pós-temporada.
"Falei muito com as pessoas à minha volta nos últimos meses. A minha mulher é muito importante neste aspeto, mas também tenho pessoas no clube com quem falo muito", afirmou: "Começa por ser autocrítico como jogador de futebol e estar sempre a pensar como é que as coisas podem ser melhores. No final da época passada, já me apercebi que estava a melhorar."