Van Dijk recebeu um cartão vermelho na sequência de uma falta sobre Alexander Isak, do Newcastle, na primeira parte da vitória do Liverpool por 2-1 em St James's Park. O defesa central neerlandês ficou furioso com a decisão e inicialmente recusou-se a abandonar o relvado enquanto discutia com o árbitro John Brooks.
Van Dijk está atualmente suspenso por um jogo, o que o exclui do jogo deste fim de semana contra o Aston Villa. Mas a suspensão poderá ser aumentada depois de ter sido acusado pela Federação Inglesa de Futebol, na terça-feira, de usar linguagem abusiva ou insultuosa para com o árbitro.
"Virgil van Dijk foi acusado de violação da regra E3.1 da Federação Inglesa de Futebol após o jogo do Liverpool na Premier League contra o Newcastle United, no domingo, 27 de agosto", refere um comunicado da Federação Inglesa de Futebol. "É alegado que o defesa agiu de forma imprópria e/ou usou palavras abusivas e/ou insultuosas para com um árbitro do jogo".
Van Dijk tem até sexta-feira para responder à acusação.
Logo após o jogo com o Newcastle, o treinador do Liverpool, Jurgen Klopp, criticou a decisão de expulsar o seu defesa.
"Não acho que seja cartão vermelho. Não houve praticamente nenhum contacto, muito pouco, mas o que posso dizer? A decisão é esta e não a posso alterar", disse. "Eu apitaria num jogo? Definitivamente não, mas há razões para eu não ser árbitro".