Virgil van Dijk, o defesa mais Premier do Liverpool

Virgil van Dijk agradece aos adeptos
Virgil van Dijk agradece aos adeptosREUTERS/Phil Noble

Virgil van Dijk é o defesa mais goleador do Liverpool na era Premier. Além disso, o neerlandês, desde que chegou aos reds, é o defesa que mais golos marcou no campeonato.

Acompanhe as incidências do encontro

Liverpool é um dos clubes com mais tradição em Inglaterra e no mundo. Pelo conjunto de Merseyside passaram jogadores como Kenny Dalglish, Steven Gerrard, Ian Rush, John Barnes, Robbie Fowler ou Jamie Carragher, entre muitos outros... E nesse grupo, onde cabem inúmeros futebolistas, está também Van Dijk. O neerlandês é um dos melhores centrais que o conjunto red teve em toda a sua história. E não são apenas as oito temporadas e meia que leva na equipa que o comprovam, são os números.

Consultando o BeSoccer Pro, o laboratório estatístico do BeSoccer, o neerlandês, com o seu golo frente ao Sunderland, tornou-se o defesa com mais golos na história do clube na era Premier, com 23 golos em 260 jogos. Ultrapassou uma lenda como Sami Hyypiä, que ocupa a segunda posição com 22 golos em 218 partidas. O pódio é fechado por John Riise, com 21 golos em 234 encontros.

A presença de van Dijk é igualmente marcante no campeonato inglês. Desde que chegou ao Liverpool – em dezembro de 2017 –, o neerlandês tornou-se o defesa mais goleador da competição, com os números já referidos. Aqui, acompanham-no o brasileiro Gabriel Magalhães (Arsenal), com 19 golos em 179 jogos, e Jeff Schlupp (Crystal Palace), com 18 golos em 186 partidas.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

A um passo de Ian Harte

E já em termos globais, desde o início da Premier League em 1992/93, o central red está no top 10 dos defesas mais goleadores. Ocupa a oitava posição, com 27 golos em 327 jogos (quatro golos em 67 partidas foram com a camisola do Southampton).

Virgil, além disso, está a um golo de alcançar o sexto lugar, ocupado pelo irlandês Ian Harte (28 golos em 237 duelos), que partilha a posição com Gary Cahill (28 golos em 394 jogos), o sétimo classificado. Nos cinco primeiros lugares estão Ashley Young (49 em 485 jogos), John Terry (41 em 492 jogos), David Unsworth (38 em 364 jogos), Kevin Doyle (37 em 164 jogos) e Leighton Baines (33 em 420 jogos).

Van Dijk, desde o seu início em 2018, tem vindo a acrescentar liderança e autoridade a um Liverpool que, nesta época, está a passar por dificuldades para tentar garantir a presença na próxima temporada da Liga dos Campeões. O seu papel é fundamental para alcançar os objetivos do ano.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore