Luis Díaz (28 anos) entra para a história da Colômbia... O avançado tornou-se o segundo colombiano a conquistar um título da Premier League (Juan Guillermo Cuadrado venceu-o com o Chelsea na época 2014-2015). Díaz, respeitando o título de Cuadrado, é o primeiro colombiano a ser campeão da Premier League numa posição de destaque.
O guajiro conquistou um lugar no coração dos adeptos da equipa inglesa. Luis Díaz, de 28 anos, sobreviveu à transição da era Klopp e à saída de Sadio Mané e Roberto Firmino, os dois companheiros de Mohamed Salah no ano em que o Liverpool voltou a ganhar uma Liga dos Campeões.
Sob o comando de Arne Slot, um treinador que fez poucas alterações à formação de Klopp (modificou alguns padrões, como a adaptação a um 4-2-3-1 para obter mais estabilidade em vez do 4-3-3 utilizado pelo treinador alemão), Luis Díaz começou como titular, mas depois de um período de irregularidade a meio da temporada, conseguiu superar, melhorar os seus números e voltar a instalar-se na equipa titular do treinador neerlandês.
As mudanças de Slot
Em termos táticos, Slot fez algumas alterações discretas que lhe permitiram criar uma defesa do Liverpool mais sólida, que valoriza o papel do duplo pivot de Alexis Mac Alister, que fez uma grande época, e de Ryan Gravenberch, um jovem de 22 anos que se transformou num médio com capacidade de recuperação, técnica e, sobretudo, controlo de bola.
No ataque, onde Luis Diaz foi afetado, Slot optou por um nove. No entanto, o desempenho inconsistente de Darwin Núñez ao longo do ano levou o neerlandês a dar ao colombiano a oportunidade de jogar como avançado quando ele é um extremo.

O sistema proposto por Slot (4-2-3-1) oferece-lhe estabilidade defensiva e um elevado nível de eficácia na exploração dos espaços deixados pelo adversário. Esta é precisamente uma das virtudes que Luis Díaz demonstrou durante a sua carreira profissional.