África do Sul: Brayan Leon é a grande aposta de Miguel Cardoso no Mamelodi Sundowns

Brayan Leondeverá reforçar o Mamelodi Sundowns na África do Sul
Brayan Leondeverá reforçar o Mamelodi Sundowns na África do SulDANIEL GARZON HERAZO / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

Nenhuma fonte de transferências tão credível como Fabrizio Romano afirmou que o Mamelodi Sundowns está prestes a fechar um acordo de 2,9 milhões de euros pelo avançado colombiano Brayan Leon.

A grande questão que muitos Masandawana colocam é... quem é ele? Vamos analisar a mais recente aposta dos The Brazilians no mercado sul-americano.

Com 25 anos, trata-se de um avançado móvel, muito ao estilo de Lucas Ribeiro: não é alto nem particularmente forte no jogo aéreo, mas destaca-se pela velocidade e pela qualidade com a bola nos pés, além de ter um lado combativo que, por vezes, vai além do desejável. Até ao momento, fez toda a sua carreira na Colômbia, pelo que a saída do país exigirá um período de adaptação, algo que já teve resultados mistos com outros jogadores sul-americanos dos Sundowns.

Por cada jogador que se adapta bem à África do Sul, há outros que têm dificuldades em ajustar-se fora da América Latina, seja pelo estilo de vida ou pelo desempenho no relvado.

Nascido em Turbaco, estreou-se pelo Deportivo Pereira em 2021 e ajudou o clube a conquistar o campeonato colombiano de 2022, superando a sua atual equipa, o Independiente Medellín.

Como curiosidade, o melhor marcador do Deportivo Pereira nessa época foi um tal de Leonardo Castro, embora não seja o mesmo jogador que brilhou nos Sundowns e mais tarde nos Kaizer Chiefs entre 2015 e 2022.

Leon transferiu-se na época seguinte para o Atlético Junior, mas a experiência não correu bem e não marcou qualquer golo em 18 jogos.

Ainda assim, o Independiente Medellín apostou nele pelo seu potencial e a verdade é que correspondeu. Marcou seis golos em 10 jogos na Copa Sul-Americana de 2024, a versão sul-americana da Taça das Confederações da CAF, mas a sua equipa foi eliminada nos penáltis nos quartos de final frente ao Lanus da Argentina.

Tem uma predileção por cartões amarelos, acumulando impressionantes 73 em 151 jogos a titular na carreira, um rácio demasiado elevado, a que se juntam seis vermelhos. Só na última época, viu 20 amarelos em 34 jogos a titular na liga colombiana, o que é um claro sinal de alerta. Os árbitros da Betway Premiership devem estar atentos.

Os números de Brayan Leon
Os números de Brayan LeonFlashscore

No entanto, também conseguiu marcar 13 golos nesses 34 jogos a titular no campeonato (e 40 jogos no total), e é nisso que os adeptos dos Sundowns vão querer focar-se.

Ao longo da sua carreira profissional soma 48 golos em 151 jogos a titular e 215 partidas no total, ou seja, um golo a cada três jogos, aproximadamente.

O seu último jogo pelo Independiente Medellín foi a final da Taça da Colômbia frente ao Atletico Nacional, em que a sua equipa perdeu por 1-0, mas ele jogou os 90 minutos.