A grande questão que muitos Masandawana colocam é... quem é ele? Vamos analisar a mais recente aposta dos The Brazilians no mercado sul-americano.
Com 25 anos, trata-se de um avançado móvel, muito ao estilo de Lucas Ribeiro: não é alto nem particularmente forte no jogo aéreo, mas destaca-se pela velocidade e pela qualidade com a bola nos pés, além de ter um lado combativo que, por vezes, vai além do desejável. Até ao momento, fez toda a sua carreira na Colômbia, pelo que a saída do país exigirá um período de adaptação, algo que já teve resultados mistos com outros jogadores sul-americanos dos Sundowns.
Por cada jogador que se adapta bem à África do Sul, há outros que têm dificuldades em ajustar-se fora da América Latina, seja pelo estilo de vida ou pelo desempenho no relvado.
Nascido em Turbaco, estreou-se pelo Deportivo Pereira em 2021 e ajudou o clube a conquistar o campeonato colombiano de 2022, superando a sua atual equipa, o Independiente Medellín.
Como curiosidade, o melhor marcador do Deportivo Pereira nessa época foi um tal de Leonardo Castro, embora não seja o mesmo jogador que brilhou nos Sundowns e mais tarde nos Kaizer Chiefs entre 2015 e 2022.
Leon transferiu-se na época seguinte para o Atlético Junior, mas a experiência não correu bem e não marcou qualquer golo em 18 jogos.
Ainda assim, o Independiente Medellín apostou nele pelo seu potencial e a verdade é que correspondeu. Marcou seis golos em 10 jogos na Copa Sul-Americana de 2024, a versão sul-americana da Taça das Confederações da CAF, mas a sua equipa foi eliminada nos penáltis nos quartos de final frente ao Lanus da Argentina.
Tem uma predileção por cartões amarelos, acumulando impressionantes 73 em 151 jogos a titular na carreira, um rácio demasiado elevado, a que se juntam seis vermelhos. Só na última época, viu 20 amarelos em 34 jogos a titular na liga colombiana, o que é um claro sinal de alerta. Os árbitros da Betway Premiership devem estar atentos.

No entanto, também conseguiu marcar 13 golos nesses 34 jogos a titular no campeonato (e 40 jogos no total), e é nisso que os adeptos dos Sundowns vão querer focar-se.
Ao longo da sua carreira profissional soma 48 golos em 151 jogos a titular e 215 partidas no total, ou seja, um golo a cada três jogos, aproximadamente.
O seu último jogo pelo Independiente Medellín foi a final da Taça da Colômbia frente ao Atletico Nacional, em que a sua equipa perdeu por 1-0, mas ele jogou os 90 minutos.
