Mais

Escócia: Celtic vence Motherwell nos instantes finais (3-2), Rangers volta a tropeçar (1-1)

Celtic festeja o golo decisivo de Daizen Maeda
Celtic festeja o golo decisivo de Daizen MaedaSteve Welsh, PA Images / Alamy / Profimedia

O Celtic precisou de um golo de Daizen Maeda, aos 90+2 minutos, para derrotar o Motherwell por 3-2 este domingo, enquanto o Rangers voltou a perder pontos ao empatar 1-1 no terreno do modesto Falkirk.

O triunfo dos campeões escoceses reduziu a vantagem do Hearts no topo da tabela para dois pontos, enquanto o Rangers está a 11 pontos do primeiro lugar, ocupando a oitava posição.

Motherwell, que começou o dia invicto na Liga, estava a caminho de uma vitória rara no Celtic Park até faltarem 21 minutos para o fim. O penálti de Kelechi Iheanacho deu uma vantagem inicial à equipa de Brendan Rodgers. 

Marcar golos tem sido o maior desafio do Celtic neste início de época atribulado, mas a equipa sofreu o primeiro golo em casa na Liga quando Apostolos Stamatelopoulos apareceu para cabecear pouco antes do intervalo.

O penálti de Stamatelopoulos no início da segunda parte colocou os visitantes perto da primeira vitória em Parkhead em mais de dez anos. No entanto, o Motherwell acabou por comprometer-se quando o guarda-redes Calum Ward entregou a bola a Benjamin Nygren, que não desperdiçou e fez o empate. Maeda aproveitou depois o cruzamento de Michel-Ange Balikwisha e, com um mergulho de cabeça, garantiu os três pontos e aumentou para nove a vantagem sobre os rivais de Glasgow, Rangers.

"Hoje mostramos uma mentalidade muito forte e uma verdadeira garra competitiva. Mesmo não estando ao nível que já exibimos no passado, é preciso continuar a vencer", afirmou Rodgers.

Russell Martin pode já não estar no comando quando o Rangers regressar após a pausa internacional de duas semanas, tendo conquistado apenas uma vitória nas primeiras sete jornadas sob a sua liderança.

"É muito difícil responder a essa pergunta, porque não depende de mim. O que posso controlar é que precisamos de vencer mais jogos e trabalhar mais para o conseguir", disse Martin sobre o seu futuro.

Bojan Miovski colocou os Rangers em vantagem no terreno do recém-promovido Falkirk, mas os visitantes acabaram por ter muita sorte de voltar a Glasgow com um ponto na bagagem. Henry Cartwright restabeleceu a igualdade a 17 minutos do fim e só uma defesa de Jack Butland a remate de Brian Graham impediu que o Falkirk conquistasse a primeira vitória em casa desde o regresso à divisão principal.

O Aberdeen continua na última posição da tabela, mas somou o primeiro triunfo e os primeiros golos da época ao golear Dundee por 4-0.

Resultados da Liga escocesa

Aberdeen 4-0 Dundee FC

Celtic 3-2 Motherwell

Falkirk 1-1 Rangers