Recorde aqui as incidências do encontro
Os Jambos começaram o dia com uma vantagem de seis pontos no topo da tabela, procurando pôr fim a um domínio de 40 anos do futebol escocês por parte do Celtic e do Rangers. No entanto, sofreram apenas a segunda derrota em 24 jogos desde a chegada de Derek McInnes ao comando técnico e do forte investimento do proprietário do Brighton, Tony Bloom, que transformou o clube.
Com Cláudio Braga no onze - substituído aos 73 minutos -, o Hearts nunca conseguiu recuperar de um início desastroso em Easter Road, quando Jamie McGrath finalizou o cruzamento de Nicky Cadden. O triunfo permite ao Hibs voltar à luta pelos lugares europeus, ficando agora a apenas dois pontos do terceiro classificado, Motherwell.
No entanto, dar um duro golpe no sonho do título dos rivais da cidade tornou os três pontos ainda mais saborosos para a equipa de David Gray. Josh Campbell fez o segundo de cabeça mesmo antes do intervalo. O remate de Kieron Bowie, três minutos após o reatamento, levou alguns adeptos dos Hearts a dirigirem-se para a saída.
Contudo, os que ficaram quase assistiram a uma recuperação memorável. Lawrence Shankland reduziu a desvantagem a 15 minutos do fim, antes de Cammy Devlin lançar um final emocionante. O guarda-redes do Hibs, Raphael Sallinger, teve de realizar defesas de grande nível para negar o golo a Shankland e a Beni Baningime, enquanto a equipa da casa segurou a vantagem durante seis minutos de compensação.
O duo do Old Firm pode agora aproximar-se dos líderes ainda este sábado. O Celtic desloca-se ao terreno do último classificado, Livingston, enquanto o quarto defronta o terceiro, com o Rangers a receber o Motherwell.
