Os últimos minutos de Lukas Podolski na Ekstraklasa, a Liga polaca, aconteceram em dezembro do ano passado, quando entrou em campo para tentar ajudar o Górnik a inverter o rumo do jogo frente ao Lechia. Desde então, o antigo internacional alemão e campeão do mundo em 2014 tem acompanhado os colegas a partir do banco, sempre pronto a dar o seu contributo. No entanto, ainda não decidiu o seu futuro.
"Vamos ver. Este ano faço 41 anos. Sinto-me feliz por conseguir jogar durante tanto tempo, porque não é nada fácil, mas consigo aguentar. O que acontecerá depois da época, logo veremos. Não fecho portas. Talvez queira continuar a jogar, talvez aconteça alguma coisa, ou não. Claro que quero ajudar o clube a continuar a evoluir. Também fora do relvado, algo em que agora também estou um pouco envolvido. E quando um dia deixar de jogar futebol, haverá mais tempo para outras coisas", afirmou, ponderando várias opções.
Podolski tornou-se oficialmente co-proprietário do Górnik Zabrze em dezembro de 2025, adquirindo através da sua empresa LP Holding GmbH 8,3% das ações da sociedade. Atualmente, como segundo maior acionista, observa o clube também sob essa perspetiva.
Fica satisfeito com os recentes sucessos da equipa orientada por Michal Gasparik, mas ao avaliar as hipóteses de conquistar o título, tendo em conta que a equipa ocupa o segundo lugar, mantém-se cauteloso.
"Não vejo a nossa equipa como favorita ao título polaco, porque não temos essas condições. E não definimos como objetivo antes da época que tínhamos de lutar pelo título. Mas claro, no desporto, no futebol, tudo pode acontecer. Vamos lutar e veremos em maio em que posição ficaremos. E se no fim terminarmos em 6.º, 7.º ou 8.º lugar, também será uma boa época para nós. Tendo em conta as condições que temos, o que se passa à volta do clube, como estão as finanças, etc., penso que é uma verdadeira obra-prima o que estamos a fazer no Górnik. Refiro-me também ao trabalho fora do relvado, transferências, marketing, assistência no estádio e por aí fora", vincou.
Enquanto Lukas Podolski vai terminando a sua missão na equipa principal do Górnik, o seu filho, Louis, começa a bater à porta da equipa cada vez com mais confiança.
O médio de 17 anos tem-se destacado na equipa de sub-19, onde já marcou quatro golos esta época. O famoso pai admite, no entanto, que não exerce pressão sobre o filho, mas sugere que ele próprio tem de ser responsável pelas suas escolhas.
"Tem talento, mas tem de encontrar o seu próprio caminho. Também me lembro que, quando era jovem, fazia tudo para ser futebolista. Ele já está numa idade em que tem de decidir sozinho se quer seguir esse caminho. Pode ser que daqui a meio ano diga 'olha pai, quero estudar', pode querer ir para outro sítio. Tudo depende dele. Não precisa de ser futebolista para eu ser feliz. Por agora joga, mas veremos qual será o seu percurso. Vou apoiá-lo, mas ele tem de sentir isso. Tem de investir na carreira. Se alguém ama algo e investe nisso, pode sempre alcançar alguma coisa. Vamos ver qual será a decisão dele", concluiu Lukas Podolski.
Após 21 jornadas, o Górnik Zabrze ocupa o segundo lugar na tabela, estando apenas a dois pontos do líder Jagiellonia. Para já, ninguém no clube fala do título, embora os sonhos comecem lentamente a transformar-se num objetivo alcançável.
Certamente entre os adeptos, que aguardam pelo 14.º título do campeonato polaco desde a época 1987/1988. Basta mais um para igualar o Legia Varsóvia, que lidera a tabela de todos os tempos neste aspeto.

