Mais

Feminino: Clara Mateo encontra uma nova vida em Paris

Clara Mateo nesta temporada.
Clara Mateo nesta temporada.GLYN KIRK/AFP
Uma das grandes esperanças do Paris FC há alguns anos, Clara Mateo distinguiu-se tanto no seu clube como na seleção nacional. Embora tenha sido menos brilhante em 2022/23, ou eficaz em 2023/24, parece ter redescoberto e abraçado toda a sua gama tática esta época.

Segunda melhor marcadora nocampeonato francês, Clara Mateo surge desde o início da época como "A" jogadora a ter no plantel. De volta à sua melhor forma, depois de algumas boas exibições, mas ainda sem mostrar nada, a atacante do Paris FC está determinada a levar o clube consigo para o topo do campeonato.

"Desde o início da temporada, sinto-me bem física e mentalmente, estou a divertir-me e estamos a habituar-nos umas às outras", disse no início da temporada. É preciso dizer que o PFC não tem estado parado. Já no verão, as parisienses pensavam em apurar-se para a Liga dos Campeões. Infelizmente, apesar do empenho de Mateo, nada saiu como planeado. A equipa de Sandrine Soubeyrand foi duramente eliminada no play-off contra o Manchester City e teve de se concentrar no campeonato.

De facto, Mateo tem brilhado desde o início do campeonato. Com 7 golos em 8 jogos e duas assistências, a número 10 é uma das melhores em França, a par de Lindsey Horan (9 golos) e Marie-Antoinette Katoto (6).

Há que dizer que Mateo tem um perfil mais polivalente do que as suas rivais. Igualmente à vontade na frente ou nos flancos, percorre longas distâncias durante os jogos e pode criar perigo em vários cantos do campo. São pontos fortes que lhe permitem ter um bom desempenho quando está confiante. "Gosto de finalizar as jogadas, tento ser ainda mais decisiva no movimento final, mas também gosto de passar a bola para os meus companheiros e fazer jogadas em profundidade", explicou no encontro das Bleus em outubro passado.

Além do regresso à forma no clube, a atacante também pôde voltar à seleção francesa depois de passar o verão fora do grupo. Convocada pelo novo técnico, ela também se esforçou para voltar à seleção, o que lhe rendeu bons resultados no Paris.

Um futuro promissor como reforço?

A aquisição do Paris FC pela família Arnault terá consequências profundas para o clube. É claro que o acesso à Ligue 1 para a secção masculina marcará uma grande mudança. Mas, se o dinheiro for canalizado para a secção feminina, também esta poderá ver o seu estatuto alterado. E, no espaço de alguns anos, tornar-se uma das equipas mais merecedoras da Europa.

Com isto em mente, Mateo pode esperar que em 2026, quando o seu contrato terminar, seja esse o caso. Um impulso importante para a sua evolução. "Sinto-me bem no PFC", disse à AFP no mês passado. "A aquisição dá ainda mais credibilidade às ambições do clube e estamos ansiosos para ver o futuro.

Resta saber se, entretanto, a jogadora conseguirá continuar a dar o seu melhor e a dar continuidade ao seu sucesso. Esta época já está bem encaminhada e ainda há muitas surpresas pela frente.