Acompanhe as incidências da partida
Muita coisa mudou na vida da espanhola desde aquela final do Europeu em que a Espanha foi derrotada pela Inglaterra, após um empate a uma bola no tempo regulamentar e prolongamento. Mariona Caldentey abriu o marcador, mas Alessia Russo restabeleceu a igualdade pouco depois da hora de jogo, e, nos penáltis, a Roja acabou por sair derrotada.
A treinadora conhece profundamente grande parte das protagonistas deste clássico, sobretudo do lado do Barcelona, tradicionalmente com uma maioria de jogadoras na seleção. Já o Real Madrid tem visto o seu peso na equipa nacional diminuir, com a saída de Olga Carmona e a perda de protagonismo de Misa Rodríguez e Rocío Gálvez.
Numa nova vertente profissional, Montse Tomé procurará colocar em prática o seu conhecimento e a relação próxima que ainda mantém com muitas das jogadoras, oferecendo ao público da plataforma britânica uma análise enriquecida e de grande proximidade com o contexto das equipas.
Do ponto de vista desportivo, o clássico assume caráter decisivo na luta pelo topo da tabela e, potencialmente, pelo título. As culés perderam recentemente frente à Real Sociedad (1-0) e, em caso de novo desaire, verão a vantagem reduzida a apenas um ponto sobre o Real Madrid. Se, pelo contrário, vencerem, a diferença poderá subir para sete pontos, praticamente selando o destino do campeonato
