Feminino: Paris SG sancionado com três derrotas por decisão administrativa

As parisienses frente ao PFC
As parisienses frente ao PFCJULIE SEBADELHA/AFP

A equipa feminina do Paris Saint-Germain foi sancionada esta segunda-feira com três derrotas por decisão administrativa no campeonato devido a um problema de licença da sua jogadora canadiana Florianne Jourde, uma decisão considerada "totalmente desproporcionada" contra a qual o clube anunciou que vai recorrer.

Após a queixa do clube de Fleury, derrotado por 4-0 na 7.ª jornada, a 8 de novembro, a Federação Francesa de Futebol (FFF) sancionou o PSG com uma derrota por decisão administrativa e alargou a sanção a dois jogos anteriores – para além disso, já não seria possível –, também vencidos frente ao Le Havre (2-0, 6.ª jornada) e ao Estrasburgo (1-0, 5.ª jornada). Ao perder nove pontos, o PSG desce para o 5.º lugar, ficando ao nível do... Fleury.

As vice-campeãs de França foram penalizadas porque Jourde não possuía o certificado internacional de transferência (CIT) emitido pela Federação Internacional (FIFA), obrigatório para obter uma licença no âmbito das transferências de jogadoras profissionais.

O PSG afirma ter agido "de boa fé e com total transparência, com base nas informações de que dispunha", e recorda que a FFF "tinha ela própria validado" a transferência "ao emitir uma licença a Florianne Jourde".

A avançada canadiana de 21 anos "estava devidamente qualificada" para estes três jogos e esta "mera situação administrativa", considera o clube, "foi regularizada sem qualquer dificuldade pela FIFA desde então".

As parisienses consideram-se vítimas de "uma injustiça evidente" e vão "obviamente recorrer desta decisão".