Mais

Martin O'Neill no regresso surpreendente ao Celtic: "Vou tentar aproveitar"

Martin O'Neill fala durante uma conferência de imprensa
Martin O'Neill fala durante uma conferência de imprensa JEFF J MITCHELL / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

Martin O'Neill garantiu que vai desfrutar do seu inesperado regresso ao comando técnico dos campeões escoceses Celtic, de Jota e Paulo Bernardo, depois de ter assumido o comando interino em substituição de Brendan Rodgers.

O'Neill aceitou tornar-se treinador interino do Celtic após a surpreendente demissão de Rodgers na segunda-feira. O técnico de 73 anos, que já tinha vivido um período de cinco anos de sucesso à frente do Celtic, admitiu que, no passado, nem sempre conseguiu desfrutar devido à pressão de ter de apresentar resultados.

O antigo treinador do Aston Villa, Sunderland, Leicester, Norwich, Wycombe e da República da Irlanda, que treinou pela última vez o Nottingham Forest em 2019, vai adotar uma postura mais descontraída neste regresso ao Celtic.

"Ao longo da minha carreira, por vezes questionei-me se alguma vez consegui realmente desfrutar. E provavelmente sou demasiado rabugento para aproveitar. Mas agora, nesta idade avançada, vou tentar aproveitar," disse O'Neill aos jornalistas na sua apresentação oficial, esta terça-feira.

"Mas a única forma de o fazer, a única maneira como sempre vivi isto, é mesmo tentando vencer jogos. Por isso, desse ponto de vista, digo que não hesitei. Deram-me apenas 10 minutos para decidir. E tive de tomar a decisão nesse tempo. Portanto, estou tranquilo com isso", acrescentou.

A dimensão da rutura entre Rodgers e Dermot Desmond foi exposta numa declaração contundente do principal acionista. Rodgers irritou Desmond com os comentários públicos sobre as contratações do clube no verão e a situação contratual ainda por resolver. Derrotado por 3-1 frente ao Hearts, líder da Premiership escocesa, no domingo, o clube de Glasgow está a oito pontos do topo da tabela.

Classificação da Premiership
Classificação da PremiershipFlashscore

O'Neill, que conquistou três títulos escoceses ao serviço do Celtic, sentiu ainda o dever de responder ao empresário irlandês Desmond quando este lhe ligou.

"Recordo-me de quem me deu o cargo pela primeira vez, há 25 anos, numa altura em que, sinceramente, havia muitos nomes grandes, nomes bem mais sonantes do que o meu, interessados no lugar. E foi uma verdadeira honra liderar o clube. Daqui a duas semanas podem ter um novo treinador. Se não vencermos na quarta-feira à noite, talvez já haja um novo treinador na quinta-feira!", apontou.

Ange Postecoglou, outro antigo treinador do Celtic, tem sido apontado como possível escolha definitiva, apesar de ter sido despedido pelo Tottenham na época passada e pelo Nottingham Forest nesta temporada. O treinador do Ipswich, Kieran McKenna, e o técnico do Bodo/Glimt, Kjetil Knutsen, também são apontados como candidatos.

"O Celtic vai procurar um treinador jovem, com um currículo muito, muito interessante," referiu O'Neill.

Para já, O'Neill está concentrado no primeiro jogo do Celtic sob a sua liderança frente ao Falkirk em Parkhead, na quarta-feira.

"Se houver algum tipo de aplauso para mim, sei bem que neste meio isso dura uns 15 minutos. No final, o que conta é vencer", afirmou.