Leon segue os passos de Monnapule Saleng, ao juntar-se ao clube, tendo chegado do Independiente Medellín por um valor não divulgado.
Nascido em Turbaco, estreou-se pelo Deportivo Pereira em 2021 e ajudou o clube a conquistar o campeonato colombiano de 2022, superando a sua atual equipa, o Independiente Medellín.
Na época seguinte, Leon transferiu-se para o Atlético Junior, mas a mudança não resultou e não marcou qualquer golo em 18 jogos, antes de rumar ao Independiente.
Na última temporada da liga colombiana, viu 20 cartões amarelos em 34 jogos a titular, o que pode ser um sinal de alerta, mas também conseguiu marcar 13 golos nesses 34 jogos (e 40 partidas no total), e é nisso que os adeptos do Sundowns vão querer focar-se.
Entretanto, o TS Galaxy despediu-se esta segunda-feira do defesa-central Khulumani Ndamane, cuja contratação foi também confirmada posteriormente pelo Sundowns.
“Obrigado, Khulumani Ndamane, pelo teu profissionalismo, dedicação e paixão durante o tempo que estiveste connosco”, escreveu o Galaxy no X.
“Representaste o emblema com orgulho e deste tudo dentro e fora do relvado. Ao dares este novo passo na tua carreira e ingressares num novo clube, desejamos-te todo o sucesso e contínuo crescimento. Uma vez Rocket, para sempre Rocket. Tudo de bom nesta nova etapa", acrescentou o clube.
Ndamane, de 21 anos, formou-se nas camadas jovens dos Kaizer Chiefs antes de se transferir para o Galaxy, em julho de 2024.
Rapidamente conquistou o seu espaço nos Rockets, chegando mesmo à convocatória dos Bafana Bafana para a Taça das Nações Africanas de 2025.
Realizou 43 jogos a titular nos 18 meses ao serviço do Galaxy e vai agora lutar por um lugar no centro da defesa do Sundowns, numa altura em que vários jogadores da equipa estão a entrar na fase final das suas carreiras.
O Sundowns, de Miguel Cardoso, volta à competição na próxima segunda-feira, quando retoma a sua campanha na Betway Premiership frente ao Orbit College. A equipa está a dois pontos do líder Orlando Pirates e tem mais um jogo disputado.
