Mais

Os títulos que ainda estão em discussão este fim de semana nos campeonatos europeus

Royale Union Saint-Gilloise está a aproximar-se do seu primeiro título da primeira divisão belga em 90 anos
Royale Union Saint-Gilloise está a aproximar-se do seu primeiro título da primeira divisão belga em 90 anosJasper Jacobs / BELGA /AFP

Muitos adeptos já estão familiarizados com a luta da Premier League pelos lugares que restam na Liga dos Campeões ou com a corrida ao título na Serie A. Mas que mais vai acontecer na Europa este fim de semana? Veja aqui alguns dos jogos decisivos fora das "cinco grandes ligas".

Duelos de sábado: Duas batalhas de três cavalos, Fradi destronado?

São sete as ligas fora do "Top Five" que chegam à última jornada deste fim de semana. Duas delas têm um trio de equipas ainda com hipóteses de vencer o seu campeonato.

Começamos com a ronda de sábado, na qual a Bundesliga austríaca será a mais dramática. O Sturm Graz, o Wolfsberg, vencedor da Taça, e o Áustria Viena ainda estão na luta pelo título. Os dois primeiros classificados vão defrontar-se, com o Sturm a precisar de um ponto para se sagrar campeão.

Em caso de derrota, o Wolfsberg será bicampeão, desde que o Áustria derrote o BW Linz, que não tem nada a perder. No entanto, os clubes da capital serão campeões se tanto eles quanto o Wolfsberg vencerem, já que possuem vantagem no confronto direto.

Classificação dos playoffs do Campeonato Austríaco
Classificação dos playoffs do Campeonato AustríacoFlashscore

O RB Salzburgo ainda pode terminar em segundo lugar e qualificar-se para a Liga dos Campeões se derrotar o Rapid Viena e nem o Wolfsberg nem o Áustria vencerem.

O Ferencvaros está a um ponto de conquistar o sétimo título húngaro consecutivo. Se não for derrotado pelo Gyor, o Ferencvaros conquistará o seu 36.º título nacional. Se perder o jogo, o Puskas Academy poderá ser campeão. A três pontos de distância, o Puskas Academy terá de derrotar o Diosgyor e esperar que o "Fradi" perca para o destronar.

Em Israel, o Maccabi Tel Aviv lidera com dois pontos de vantagem sobre o Hapoel Be'er Sheva à entrada para a última jornada. O Maccabi Tel Aviv enfrenta o Beitar Jerusalém, que quer garantir uma vaga nas competições europeias, e o Hapoel Haifa. O quarto lugar ainda está em jogo, o que não será fácil.

O outro título do campeonato a ser decidido no sábado será na Polónia. O Lech Poznan tem uma pequena vantagem de um ponto sobre o Rakow. Depois de ter chegado aos quartos de final da Liga Conferência em 2022/23, o Lech recebe o Piast Gliwice, que está na metade inferior da tabela. Já o Rakow joga em casa contra o Widzew Lodz.

Classificação da Ekstraklasa
Classificação da EkstraklasaFlashscore

O Jagiellonia Bialystok também tem um jogo importante, pois defronta o Pogon Szczecin para disputar o terceiro lugar e a última vaga europeia. O Jagiellonia Bialystok, que já participou na incrível campanha do clube na Europa, precisa de apenas um ponto para voltar à competição continental no verão.

Duelos de domingo: Nove décadas de espera?

Na Jupiler Pro League da Bélgica, duas equipes dominam os play-offs do título. O Royale Union Saint-Gilloise tem 25 pontos em 27 possíveis, mas lidera o Club Brugge por apenas um ponto. Com isso, o USG está a uma vitória do seu primeiro título da primeira divisão em 90 anos. O clube recebe o Gent, que teve um mau regresso aos play-offs do campeonato.

Classificação dos play-offs da Jupiler Pro League
Classificação dos play-offs da Jupiler Pro LeagueFlashscore

Já o Club Brugge, que conquistou cinco dos últimos sete títulos nacionais, recebe uma equipa de Antuérpia que tem em mente o play-off europeu contra o Sporting Charleroi. No domingo, o Blauw-Zwart terá de somar mais pontos do que o Union para se sagrar campeão belga pela 20.ª vez.

Na Dinamarca, o Midtjylland espera repetir o que aconteceu na temporada passada, quando venceu o Brondby na última jornada de forma dramática. A situação é quase idêntica, já que o Midtjylland está a um ponto do Copenhaga na última jornada da fase decisiva.

Nenhum dos dois clubes terá a vida facilitada, pois defrontam equipas que lutam por um lugar europeu. O Copenhaga recebe o Nordsjaelland, enquanto o Midtjylland também joga em casa contra o Randers. Um ponto separa os dois primeiros, com o FCK a precisar de uma vitória para garantir o seu 16.º título dinamarquês. A corrida ao título tem sido muito disputada ao longo de toda a época, pelo que é justo que o campeonato esteja a ser disputado até ao fim.

Terminamos na Croácia, onde, tal como na Áustria, há uma corrida a três para o título. O Rijeka e o Hajduk Split estão a tentar impedir o Dínamo de Zagreb de conquistar um troféu da liga pela segunda vez em duas décadas.

O Hajduk Split chega à última jornada empatado em pontos com o Rijeka, que tem a vantagem no confronto direto. O cenário é simples: uma vitória do Rijeka dá ao clube o segundo título do campeonato. Caso o Rijeka não conquiste os três pontos, o Dínamo conquistará o título com uma vitória.

Classificação da Liga Croata
Classificação da Liga CroataFlashscore

A única esperança do Hajduk para a glória nacional é uma vitória fora de casa contra o despromovido Sibenik, já que o Rijeka e o Dínamo não somam pontos contra Slaven Belupo e Varazdin, respetivamente. Se os três clubes terminarem empatados com 63 pontos, quem vai comemorar é o clube de Split, que tem a seu favor o confronto direto entre os três.