Mais

Reforma das regras: Bundesliga da Áustria suprime a partilha de pontos

Bundesliga da Áustria aboliu a partilha de pontos
Bundesliga da Áustria aboliu a partilha de pontosČTK / imago sportfotodienst / Fotostand / Wassmuth, FOTOGRAF JUERGEN WASSMUTH, JUERGEN WASSMUTH

A Bundesliga da Áustria vai abolir a divisão de pontos a partir da época 2026/27. No entanto, o formato de doze equipas da liga manter-se-á - assim como o play-off para as competições europeias.

A ADMIRAL Bundesliga está prestes a sofrer uma grande reforma. A partir da época 2026/27, a atual divisão de pontos após a ronda de base será abolida. O facto foi anunciado pela liga num comunicado de imprensa, na quarta-feira. Os doze clubes da Bundesliga aprovaram unanimemente a mudança.

No entanto, a estrutura básica da competição mantém-se inalterada: a divisão em grupos do campeonato e das eliminatórias mantém-se, bem como o play-off para as competições europeias, no qual o último lugar internacional continuará a ser disputado no final da época.

Decisão unânime

O diretor executivo da Bundesliga, Christian Ebenbauer, explicou no comunicado de imprensa que o formato da liga de doze equipas, em vigor desde 2018, provou o seu valor.

"Apesar da satisfação geral com o formato da liga, a divisão de pontos após a ronda de base foi um tema recorrente de discussão, especialmente do ponto de vista desportivo", disse Ebenbauer.

"Os clubes da ADMIRAL Bundesliga decidiram agora, por unanimidade, suspender o sistema de partilha de pontos a partir da próxima época. No entanto, estamos convencidos de que o formato ainda é atrativo e oferece muitos elementos de emoção ao longo da época", acrescentou.

Novas regras para o pote austríaco

O chamado "pote austríaco" também será objeto de ajustamentos nos próximos anos. Embora nada mude na época 2026/27, uma nova regra entrará em vigor a partir da época 2027/28.

No futuro, já não será o número de jogadores austríacos no plantel que conta, mas sim o seu tempo de jogo efetivo. Os minutos jogados pelos jogadores austríacos serão ponderados em função da sua idade: os minutos jogados pelos jogadores sub-22 serão contabilizados três vezes, os dos jogadores sub-24 duas vezes e os dos jogadores sub-26 uma vez. No futuro, o tempo de jogo dos jogadores mais velhos deixará de ser incluído no cálculo do financiamento.

Com estas alterações, a liga pretende, por um lado, garantir uma maior equidade desportiva e, por outro, reforçar a promoção dos jovens talentos austríacos.