De acordo com o De Telegraaf, El Karouani ia ser transferido para o Spartak Moscovo por 6 milhões de euros garantidos, mais 2 milhões de euros em bónus, quando a Direção do Utrecht decidiu bloquear a transferência.
Jeroen Kapteijns refere que a transferência não foi bloqueada devido às sanções impostas à Rússia após a invasão da Ucrânia. O clube recusa-se a negociar com clubes russos nesta altura, considerando-o "moralmente irresponsável", disse Kapteijns.
O Marselha estava a tentar contratar o defesa marroquino antes de o Spartak Moscovo manifestar o seu interesse e apresentar uma proposta oficial.
Nos últimos tempos, os clubes neerlandeses têm evitado negociar com clubes russos. O conselho de administração do Ajax bloqueou a transferência do médio Eduard Spertsyan do Krasnodar em 2024, enquanto o interesse do Spartak Moscovo no médio Michel Vlap do Twente e a potencial transferência do Feyenoord pelo o avançado Manfred Ugalde do Spartak foram amplamente criticados.
El Karouani, de 24 anos, impressionou no início da nova temporada e já fez sete assistências em nove jogos da Eredivisie e das eliminatórias da Liga Europa. Com o Utrecht, El Karouani, cujo contrato expira no final da época, qualificou-se para a fase principal da Liga Europa.
