Mais

Wendel, ex-Sporting, expulso na Rússia após responder a ataques racistas

Wendel durante jogo do Zenit
Wendel durante jogo do Zenit MIKE KIREEV/NurPhoto/NurPhoto via AFP

O médio Wendel, antigo jogador do Sporting que tem um acordo com o Botafogo e deverá juntar-se ao clube em junho, foi alvo de racismo durante a vitória do Zenit sobre o Fakel Voronezh por 0-2, no sábado, em jogo a contar para o campeonato russo. O jogador foi expulso após responder aos insultos racistas de adeptos da equipa adversária com um gesto do dedo do meio.

Recorde as incidências do encontro

Elementos da claque do Fakel dirigiram gestos de macaco a Wendel, que reagiu da mesma forma. A informação foi avançada pela imprensa russa. O árbitro da partida foi alertado pelo VAR para rever a atitude do médio brasileiro e, após análise, decidiu mostrar-lhe o cartão vermelho.

O Zenit manifestou-se nas redes sociais contra o racismo, tal como a esposa de Wendel. O futuro jogador do Botafogo também partilhou mensagens de apoio que recebeu.

"Não ao racismo. Não aos insultos raciais. Não há nada mais contrário aos valores do futebol e do desporto. A nossa equipa reúne jogadores de classe mundial de diversas partes do planeta. Somos diferentes, falamos línguas distintas e representamos culturas variadas, mas cada um de nós luta pelas cores e pela cidade que chamamos lar", escreveu o Zenit.

"Não permitiremos que ninguém insulte ou menospreze um de nós apenas pela cor da sua pele. Vamos unir-nos em torno de Wendel e de todos aqueles que enfrentam regularmente a intolerância na Rússia", acrescentou o clube, atual hexacampeão nacional consecutivo.