Mais

Análise: AC Milan e Nápoles discutem o topo da Serie A

David Neres disputa a bola durante o jogo entre Napoli e Milan
David Neres disputa a bola durante o jogo entre Napoli e MilanSports Press Photo, SPP Sport Press Photo. / Alamy / Profimedia

Um dos grandes jogos da Serie A acontece na noite de domingo, com o líder Nápoles visitando o Stadio Giuseppe Meazza para enfrentar o AC Milan, terceiro colocado.

Siga o AC Milan - Nápoles no Flashscore

Depois de conquistar mais um Scudetto na última temporada sob o comando de Antonio Conte, até agora tudo corre bem para os Partnopei.

Nápoles é a única equipa com registo 100% vitorioso

Quatro vitórias em quatro jornadas na elite italiana garantem ao Nápoles o único registo perfeito que resta na Serie A, embora ainda possam ser ultrapassados pela Juventus caso a Velha Senhora vença a Atalanta 24 horas antes do campeão entrar em campo diante do AC Milan.

Os Rossoneri também vivem excelente fase sob Massimiliano Allegri, com três vitórias em quatro jogos e apenas uma derrota. Com Christian Pulisic, contam com um jogador que já marcou três golos em 2025/26, igualando o melhor registo na Serie A.

Os anfitriões terão de estar atentos à criatividade do reforço de verão, Kevin de Bruyne. O antigo craque do Manchester City simplesmente manteve o nível que apresentava no Etihad Stadium. Além de se ter adaptado facilmente ao meio-campo do Nápoles, envolvendo os colegas com a sua impressionante variedade de passes, já marcou dois golos pela nova equipa.

O AC Milan, portanto, terá de vigiar as entradas tardias do belga na área, pois se passarem despercebidas, certamente causarão grandes problemas à equipa da casa.

Histórico

O Napoli não perde fora de casa na Serie A desde 23 de fevereiro, quando foi derrotado pelo Como, o que indica que os Rossoneri terão de se esforçar para conseguir algo nesta partida.

Na verdade, nos últimos 20 duelos diretos entre as equipas em todas as competições – e especificamente nos jogos disputados em San Siro – o Milan venceu apenas três, empatou outros três e perdeu cinco no mítico estádio.

Em três dos últimos seis confrontos (em qualquer estádio), o Nápoles marcou dois golos, algo que o AC Milan só conseguiu uma vez, num empate 2-2 em outubro de 2023.

No último encontro entre ambos, o Nápoles venceu por 2-1 graças aos golos de Matteo Politano e Romelu Lukaku, que está lesionado para este jogo. Luka Jovic marcou o golo de honra do AC Milan aos 84 minutos.

Os últimos duelos entre AC Milan e Nápoles
Os últimos duelos entre AC Milan e NápolesFlashscore

Tudo ao ataque

No último jogo, o Nápoles venceu o Pisa por 3-2 no Stadio Diego Armando Maradona, enquanto o adversário deste fim de semana também triunfou, somando três pontos após bater o Udinese por 3-0 no Bluenergy Stadium.

A partida de domingo promete agradar aos mais exigentes, já que ambas as equipas partilham o primeiro lugar na divisão em precisão de passe nesta temporada (89%). Os Partnopei também lideram em remates enquadrados (25) e no número de passes realizados até agora (2234).

A equipa de Conte ocupa a segunda posição em golos marcados (nove – Inter tem 11), remates totais (65) e taxa de conversão de remates (21%).

Com três jogos sem sofrer golos em 25/26, é o Milan que lidera neste aspeto, e os seus 65 remates também garantem o segundo lugar. Nos restantes indicadores, os Rossoneri precisam de melhorar, e não haverá melhor momento para isso do que frente aos atuais campeões.

Equilíbrio absoluto

Analisando os duelos diretos em vários aspetos, é impressionante como as equipas estão tão niveladas.

Por exemplo, tanto Politano do Nápoles como Santiago Gimenez do Milan lideram em remates totais (13 cada), com Gimenez, Christian Pulisic e Scott McTominay do Napoli a somarem cinco remates enquadrados até agora – o melhor registo de ambas as equipas.

Politano também criou o maior número de oportunidades para os visitantes (nove), igualando Luka Modric e mais dois jogadores do Milan.

Até na questão dos cartões amarelos há igualdade: Lorenzo Lucca já viu três pelo Nápoles, o mesmo número que Pervis Estupinan pelo Milan. Será interessante observar se os momentos em que cada equipa costuma marcar golos se mantêm.

O Milan parece ser mais ofensivo nos minutos finais da primeira parte e logo após o intervalo, enquanto o Napoli é mais eficaz nos primeiros 15 minutos ou no último quarto de hora. Considerando que os anfitriões ainda não concederam golos depois da hora de jogo em nenhuma partida desta temporada, os Partnopei terão de se esforçar ainda mais se o jogo estiver equilibrado nesse momento.

Lesões

Já lá vão 16 jogos sem derrotas para os visitantes e, se conseguirem marcar primeiro, podem praticamente garantir a vitória, já que o AC Milan não conseguiu vencer depois de conceder o primeiro golo nesta temporada. No entanto, em termos de lesões, o Nápoles tem sido bastante prejudicado nos últimos dias. 

Depois de perder Lukaku antes do início da época, Nikita Contini foi afastado a 11 de setembro devido a lesão na mão. Depois, em apenas dois dias na última semana, Pasquale Mazzocchi e Alessandro Buongiorno juntaram-se ao grupo de lesionados. Apenas Ardon Jashari está indisponível pelo Milan.

Com tanto em jogo nesta fase inicial, certamente será um duelo emocionante de acompanhar.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore