Na semana passada foi eleito o homem do jogo frente à Lazio. Este sábado terá de confirmar-se noutro grande duelo: frente ao Inter. Há duas épocas na Juventus, Pierre Kalulu tornou-se uma referência no setor defensivo da equipa bianconera. Ainda mais desde que a equipa passou a ser orientada por Luciano Spalletti. Mais um motivo para continuar a evoluir e a ambicionar voos mais altos.
"Cada jogo de forma mais proativa"
Até há pouco tempo, o antigo jogador do Lyon era visto como uma promessa do futebol francês. Agora, afirmou-se entre os potenciais internacionais que atuam fora de França. Na Juve, depois de uma época discreta no ano passado (6,9 segundo os Flashscore Ratings), este ano o francês apresenta-se muito mais maduro.
O ano de 2026 parece sorrir-lhe. Este pilar da defesa de Turim está a somar exibições de grande nível, que se traduzem em vários triunfos para o clube. Em nove jogos em todas as competições, contribuiu para cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. Um registo positivo, que se reflete não só em duas assistências e um golo, mas sobretudo na capacidade de antecipar as melhores jogadas dos adversários.
Recentemente, demonstrou tudo isto em dois excelentes jogos da Serie A. O primeiro frente ao Parma (7 duelos no solo, dos quais venceu 4 e 3 desarmes), o segundo diante da Lazio (6 duelos, 2 desarmes bem-sucedidos, uma interceção, 2 cortes). Além disso, jogou todos os minutos possíveis com a camisola bianconera desde o início do ano.
Esta condição foi construída com trabalho. E, ao que tudo indica, Spalletti teve um papel importante. Há duas semanas, o jogador afirmou que a chegada do treinador "mudou a abordagem mental. Colocou-nos perante as nossas responsabilidades e permitiu-nos encarar cada jogo de forma mais proativa. E isso, em campo, nota-se".
Trabalhar para o Mundial?
Não seria a sua primeira chamada. O defesa já respondeu à convocatória de Didier Deschamps em junho de 2025 frente à Espanha (5-4, Liga das Nações). No entanto, não faz parte do lote habitual de convocados do selecionador. Por isso, realizar uma época de alto nível é fundamental se quiser estar presente no Mundial deste verão.
Graças à visão de jogo, concentração, mas também à qualidade de passe e ao controlo de bola, Kalulu tem tudo para estar no próximo Mundial. Mas terá de manter este ritmo durante mais alguns meses.
O percurso que está a fazer esta época torna difícil imaginá-lo de outra forma. Além disso, a Juventus terá pela frente um calendário exigente (Inter, Galatasaray na Liga dos Campeões, Como e Roma). Mas não há dúvidas de que o defesa fará tudo para estar à altura do desafio.

