Questionado em conferência de imprensa sobre a situação atual, à luz dos rumores de que o italiano poderia estar à procura de um novo destino, o treinador dos Magpies, Eddie Howe, foi inequívoco.
Três temporadas para Tonali?
"Não há nenhuma intenção da nossa parte de perder Sandro. Ele é um jogador muito importante para o que estamos a fazer", afirmou o treinador.
Embora o momento pareça estranho à primeira vista, quando se considera que o sedoso talento do meio-campo nunca ficou num clube por mais de três temporadas na sua carreira, parece haver mais do que uma interferência do agente em jogo.
Três temporadas no Brescia foram seguidas por outras três no AC Milan e, no final da temporada 2025/26, terá completado a sua terceira temporada no Newcastle, sem contar os jogos que perdeu por causa de uma proibição da federação inglesa.

Dado que os Magpies ainda parecem estar a dar cartas, é estranho que um dos seus jogadores mais importantes se deixe levar pelos clubes mais famosos do futebol europeu.
Com sete golos e sete assistências com a camisola do Newcastle, num total de 94 jogos em todas as competições, é possível argumentar que, tendo em conta todos os dotes futebolísticos evidentes de Tonali, não trouxe o suficiente para a festa no Nordeste. É o caso de dizer que o trabalho não está concluído.
Embora se admita que a marcação de golos não é a sua principal preocupação, cerca de um golo a cada 13 jogos não é algo de extraordinário.
Poderia ser melhor no ataque
Em termos de movimentação e distribuição de bola, o italiano tem sido elogiado pela sua capacidade de passe.
De facto, desde que chegou aos Magpies, as suas estatísticas gerais de passes completados têm estado quase sempre perto dos 80 por cento.
No entanto, se analisarmos um pouco mais a fundo os detalhes, veremos uma anomalia surpreendente.

Onde se espera que Tonali faça o seu melhor trabalho - na metade do campo adversário - a sua precisão cai. Em algumas temporadas, chegou a atingir 85,2%, mas também caiu para 61,5%.
Além disso, só foi bem sucedido em 18 dos 81 cruzamentos que tentou, e mesmo os 73 cantos que cobrou só encontraram um colega de equipa em 21 ocasiões.
Tenacidade na marcação
Pelo menos Tonali tem mostrado alguma tenacidade no desarme, onde venceu 71 das 108 tentativas que fez com a camisola preta e branca, enquanto venceu 78 dos 140 duelos individuais que disputou na Premier League esta temporada, o que lhe dá uma taxa de sucesso de 55,7%.
Certamente, melhorias podem e precisam ser feitas em várias áreas, mas ao trabalhar para um técnico progressista como Howe, há uma expetativa válida de que ele e sua equipa de bastidores já tenham um plano sobre como tirar o melhor proveito do jogador de 25 anos.

Apesar de os rumores em torno de Tonali parecerem centrar-se no facto de ele querer regressar a Itália, algo que Dean Jones, especialista em transferências do Flashscore, cobriu em profundidade, há a pequena questão de qualquer taxa a ser acordada, para não mencionar um pacote salarial compatível com o que ganha em Tyneside.
Atualmente, Tonali recebe um salário base (sem contar com os bónus) de 150 mil libras por semana, o que não está fora do alcance de clubes como o Arsenal, que também já foi mencionado em despachos.
Clubes da Série A podem realmente pagar por Tonali?
No entanto, partindo do princípio de que aSerie A é onde o jogador quer estar, e se a Juventus, por exemplo, firmasse qualquer interesse potencial, mesmo com a atual taxa de remuneração, Tonali seria imediatamente o terceiro jogador mais bem pago do plantel.
Isto partindo sempre do princípio de que os Bianconeri e/ou qualquer outra equipa da Serie A se podem dar ao luxo de meter as mãos nos cofres do clube, com um valor de transferência de 75 milhões de euros ou mais.
Tendo em conta o seu rendimento desportivo, há que ponderar se vale a pena gastar tanto dinheiro, com todo o respeito.
Se todo este cenário for, de facto, obra do agente de Tonali, talvez até com o objetivo de colocar os proprietários do Newcastle, PIF, na berlinda, é um jogo perigoso.
"Ele está muito feliz aqui"
Eddie Howe nunca pareceu ser outra coisa senão verdadeiro e genuíno nas suas conferências de imprensa.
"Ele está muito feliz aqui. Ele adora jogar pelo Newcastle", disse o técnico antes da meia-final da Taça da Liga contra o Manchester City.
"Muitas coisas acontecem sem o meu conhecimento, mas ele está muito feliz aqui e tem uma excelente relação comigo e com os seus companheiros de equipa. Queremos manter o grupo unido, e o Sandro tem um papel importante nisso. Conversei com ele (após os rumores) e ele está absolutamente bem e empenhado", acrescentou o treinador.
É claro que no futebol nunca se pode dizer nunca, mas Sandro Tonali precisa realmente pensar muito bem no que quer da sua carreira antes de tomar qualquer decisão precipitada - seja ela motivada por agentes ou não.

