Cristian Chivu conduziu o Inter a cinco vitórias consecutivas em todas as competições, mas a deslocação à capital coloca-os frente a um adversário aguerrido que partilha a liderança do principal escalão italiano com os campeões Nápoles.
A Roma concedeu apenas dois golos nas seis primeiras jornadas do campeonato e está igualada com o Nápoles no topo da tabela, ambos com 15 pontos.
O Inter segue a três pontos desse duo, depois de três triunfos seguidos frente ao Sassuolo, Cagliari e Cremonese, ocupando o quarto lugar, à frente da Juventus – que visita o surpreendente Como no domingo – devido ao registo de golos.
Chivu tem uma ausência de peso, com Marcus Thuram ainda de fora devido a uma lesão muscular sofrida frente ao Slavia Praga no mês passado.
No entanto, conta com uma alternativa válida noutro francês, Ange-Yoan Bonny, que foi fundamental no triunfo mais recente do Inter frente ao Cremonese, mesmo antes da pausa internacional.
Já o capitão Lautaro Martinez chega motivado após mais uma exibição goleadora pela Argentina, tendo bisado frente a Porto Rico e elevado o seu total de golos esta época, entre clube e seleção, para oito.
Thuram está a tentar recuperar a tempo do duelo da próxima semana no terreno do Nápoles, após o qual o Inter ficará a saber se é realmente candidato ao Scudetto.
Algo que não era dado como certo quando o Inter apostou em Chivu, cuja única experiência como treinador principal tinha sido nos últimos meses da época passada ao serviço do Parma, para substituir Simone Inzaghi.
O antigo defesa da Roménia foi uma escolha surpreendente para assumir o comando do Inter e terá agora um teste à sua capacidade de liderança frente a Gian Piero Gasperini e depois a Antonio Conte na próxima semana.
A Roma tem contado com alguma sorte para acompanhar o ritmo do Nápoles, já que o guarda-redes Milar Svilar já foi decisivo em várias ocasiões esta época e permitiu à nova equipa de Gasperini escapar a algumas exibições menos conseguidas.
O Nápoles, por sua vez, tem uma tarefa teoricamente acessível no terreno do Torino pouco antes do Inter defrontar a Roma, com os italianos Matteo Politano e Alessandro Buongiorno prontos para regressar após lesão.
Entre o Inter e o duo da frente está o AC Milan, a dois pontos do topo antes do jogo de domingo à noite frente à Fiorentina, que ainda não venceu na Serie A esta época e tem o avançado italiano Moise Kean afastado por lesão.
O Milan não poderá contar com Christian Pulisic nem com Adrien Rabiot, sendo que o médio francês arrisca uma paragem de um mês devido a uma lesão na barriga da perna.

Jogador a seguir: Rafael Leão
Em tempos a estrela indiscutível do AC Milan, Leão teve um início de época atribulado, também devido a um problema muscular na perna que surgiu pouco antes do arranque da temporada.
No entanto, o extremo português precisa de assumir protagonismo no Milan agora que Pulisic sofreu uma lesão na coxa direita, estando o norte-americano previsto para realizar exames na sexta-feira.
Pulisic pode ficar afastado durante um mês depois de ter participado em dois jogos amigáveis apesar de já ter problemas no tornozelo, situação que irritou o Milan, visto que o extremo já marcou seis golos e fez duas assistências esta época.
Leão deverá ser titular pela primeira vez esta temporada, depois de duas exibições apagadas como suplente frente ao Nápoles e à Juventus, e o treinador Massimiliano precisa de ver o internacional português de regresso ao seu melhor nível.
Estatísticas chave
5 - Série de vitórias do Inter desde a derrota nos instantes finais frente à Juventus no mês passado.
2 - Número de golos concedidos pela Roma nas seis primeiras jornadas da época.