Mais

Adeus à Vila Belmiro de Pelé: projeto do novo estádio do Santos é aprovado

A atual casa do Santos
A atual casa do SantosRICARDO MOREIRA / Getty Images South America / Getty Images via AFP

A antiga Vila Belmiro, onde o "Rei" Pelé se tornou uma lenda com a camisa do Santos, será demolida para dar lugar a um novo estádio, depois de as autoridades terem dado sinal verde para as obras nesta sexta-feira.

Fundada em 1916, a Vila Belmiro é um altar para os adeptos do Santos, equipa que Pelé defendeu entre 1956 e 1974, e um local de peregrinação para turistas.

A prefeitura de Santos, no estado de São Paulo (sudeste), autorizou nesta sexta-feira o projeto da "Nova Arena do Santos FC", embora a data de início da construção ainda esteja por definir.

O investimento para o próximo lar do clube de Pelé será de 700 milhões de reais (quase 111 milhões de euros), informou a equipa ao tornar público o projeto.

O prefeito da cidade, Rogério Santos, afirmou durante o ato que o projeto representa um "passo importante" para o clube e para a cidade, que "são inseparáveis".

"O Santos levou o nome da cidade a todos os cantos do mundo", acrescentou.

Segundo o projeto, a Nova Arena terá capacidade para 30.000 espectadores, frente à lotação de 16.000 do atual estádio Urbano Caldeira, conhecido popularmente como Vila Belmiro pelo bairro onde está localizado na cidade.

Atrativo para os turistas

"Era uma obrigação do Santos ter um estádio multiusos, capaz não só de receber partidas de futebol, mas também de gerar recursos por meio de shows e eventos" para "que o clube, a cidade e a região continuem a ser referência", celebrou o presidente do clube, Marcelo Teixeira.

Ainda que tenha partilhado partidas entre Vila Belmiro e Pacaembu, a figura de Pelé, que encerrou a carreira no New York Cosmos entre 1975 e 1977, na North American Soccer League (NASL), está muito vinculada a esse primeiro estádio. Foi palco do multitudinário funeral do ex-jogador em 2022.

A duração das obras está prevista em 40 meses.

Segundo o Santos, o novo estádio trará um "aumento do tempo do turista na cidade", com a história da equipa do lendário jogador como atrativo, assim como melhorias na infraestrutura urbana.

O anúncio coincide com uma investigação aberta na quinta-feira pelo Ministério Público por "possíveis irregularidades" na concessão ao clube do terreno do centro de treinamento da equipa, construído em 2005 em outra parte da cidade.