Mais

Brasil: Flamengo goleia, sobe à liderança e atira Sérgio Oliveira e Paciência para a Série B (1-5)

Bruno Henrique marcou um dos cinco golos do Flamengo contra o Sport
Bruno Henrique marcou um dos cinco golos do Flamengo contra o SportMARLON COSTA / AGIF / AGIF VIA AFP

O Flamengo goleou o Sport por 1-5, com uma reviravolta no marcador e já depois de duas expulsões da equipa de Sérgio Oliveira, Gonçalo Paciência e João Pedro Silva, este sábado, na Arena Pernambuco, em jogo atrasado da 12.ª jornada da Série A do Brasileirão. Com este resultado, o Rubro-Negro assumiu a liderança provisória e o Leão teve a descida matematicamente confirmado à segunda divisão do futebol brasileiro.

Recorde aqui as incidências do encontro

O treinador Filipe Luís colocou em campo um plantel bastante modificado, tendo em conta os múltiplos desfalques, sejam eles de ordem física ou por convocatórias de atletas para as respetivas seleções nacionais, enquanto Sérgio Oliveira entrou nos últimos minutos, João Pedro Silva não saiu do banco e Gonçalo Paciência não foi convocado. 

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Mas o Flamengo comprovou a sua força diante de um Sport que até assustou, abrindo o marcador por Pablo, aos 15 minutos, mas somou duas expulsões por acúmulação de cartões — vermelhos aplicados a Matheus Alexandre e Ramon — e tornou-se presa fácil para o líder do Brasileirão, finalista da Taça Libertadores e aniversariante do dia. 

Não teria resultado melhor para embalar a festa de 130 anos do Flamengo, que chegou ao triunfo com golos de Luiz Araújo, Juninho, Bruno Henrique, Ayrton Lucas e o jovem Douglas Telles. 

Flamengo tem agora 71 pontos, três a mais que o segundo classificado Palmeiras, de Abel Ferreira. Só que a turma do português também joga esta madrugada, contra o Santos, na Vila Belmiro, e pode reassumir a dianteira em caso de triunfo. 

O Sport está em situação oposta, somando apenas 17 pontos. Uma das piores campanhas da história da Série A do Brasileirão, além da pior defesa, o pior ataque e o clube que mais trocou de treinadores no torneio, já que Cesar Lucena orienta a equipa de forma interina depois das passagens dos portugueses Pepa e António Oliveira e ainda Daniel Paulista. Esta foi também a pior derrota da história do Leão com o Flamengo.