Mais

Brasileirão: Abel Ferreira consegue vitória histórica em reviravolta do Palmeiras diante do Fluminense (1-2)

Vitor Roque e Maurício marcaram para o Palmeiras
Vitor Roque e Maurício marcaram para o PalmeirasCesar Greco/Palmeiras
O Palmeiras venceu o Fluminense por 1-2, na noite desta quinta-feira, no Maracanã, pela 16.ª jornada do Brasileirão. O Verdão foi controlado no primeiro tempo e esteve em desvantagem, com golo de Cano, mas Maurício empatou antes do intervalo, num frango de Fábio. Vitor Roque selou a reviravolta na etapa final, com erro de Martinelli. Foi o primeiro triunfo do treinador português como visitante no Maracanã.

Fluminense 1-2 Palmeiras

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O Fluminense impôs-se no primeiro tempo e abriu o marcador aos 36 minutos, com Cano a converter um penálti sofrido por Freytes. O Palmeiras não tinha feito um remate até Maurício empatar no último minuto antes do intervalo. O cabeceamento foi em cima de Fábio, mas o guarda-redes não segurou e levou um frango.

Fábio falhou no primeiro golo do Palmeiras
Fábio falhou no primeiro golo do PalmeirasAGIF / ddp USA / Profimedia

O lance derrubou o Fluminense, e o Palmeiras voltar melhor para o segundo tempo. Em mais um vacilo tricolor, aos 62, Martinelli fez um passe para o pé de Vitor Roque, que não perdoou. O Flu encontrou espaços para reagir, mas definiu muito mal as jogadas e não acertou nenhum remate em toda a etapa final.

Vitor Roque foi elogiado pelo desempenho na vitória sobre o Atlético-MG, mas o jejum de 11 jogos incomodava muito. O camisola 9 deixou a seca para trás ao fazer o golo da reviravolta do Palmeiras sobre o Fluminense, aos 62 minutos.

O Tigrinho intercetou passe de Martinelli, driblou Freytes e bateu de esquerda para colocar o Verdão em vantagem. Todos os três golos de Vitor Roque no Brasileirão (em 13 jogos) garantiram a vitória para o Palmeiras - também foi decisivo contra Vasco e São Paulo.

Vitor Roque finalmente festejou
Vitor Roque finalmente festejouCesar Greco/Palmeiras

Quase oito anos depois, o Palmeiras voltou a vencer como visitante no Maracanã. Foram nove derrotas e seis empates em 15 jogos desde a vitória sobre o próprio Fluminense, em setembro de 2017, também pelo Brasileirão.

Ou seja, este foi o primeiro triunfo de Abel Ferreira como visitante no Maracanã. Vale lembrar que o Palmeiras conquistou a Libertadores 2020 no local, contra o Santos, na final em campo neutro.

Maurício iniciou a reação do Palmeiras contra o Fluminense
Maurício iniciou a reação do Palmeiras contra o FluminenseCesar Greco/Palmeiras

O conjunto de Abel Ferreira subiu para o terceiro lugar, com 29 pontos. O líder Cruzeiro tem 34, mas com dois jogos a mais. O Verdão tem a melhor campanha fora de casa do Brasileirão, com seis vitórias em sete partidas.

O Fluminense segue em queda livre após o Mundial de Clubes, com três derrotas em três jogos - todas no Maracanã, onde não havia perdido. A equipa de Renato Gaúcho estacionou nos 20 pontos, ocupa a 8.ª posição e pode ver a distância para o G6 aumentar.

Ambas as equipas voltam a campo no fim de semana para a 17.ª jornada do Brasileirão. O Palmeiras recebe o Grêmio no sábado no Allianz Parque; o Fluminense visita o São Paulo no domingo no MorumBis.