O ex-selecionador brasileiro Mano Menezes (Fluminense) foi demitido na primeira jornadada. Em seguida, o português Pedro Caixinha, foi afastado do Santos ao fim de três jogos. A quarta ronda fez duas novas vítimas: o argentino-boliviano Gustavo Quinteros (Grémio Porto Alegre) e o argentino Ramon Diaz (Corinthians).
A lista de demissões pode aumentar, já que pelo menos mais quatro treinadores estão na mira.
O português Pepa, do último classificado Sport Recife, é o mais ameaçado, mas Fabio Carrile (Vasco da Gama), o argentino Luis Zubeldía (São Paulo) e Cuca (Atlético Mineiro) também correm riscos em caso de derrota.
De todas as saídas confirmadas, a de Pelado Diaz, na quinta-feira, foi a mais surpreendente, pois chegou apenas 21 dias depois de ter conquistado o Campeonato Paulista, o torneio regional mais importante do Brasil.
Pepa, o quinto?
Os maus jogos e resultados do Timão, 14.º classificado, somados às críticas do craque neerlandês Memphis Depay após a derrota por 2-0 para o Fluminense, na quarta-feira, esgotaram a paciência da direção.
"Perdemos muitos jogos porque não temos os detalhes (...) se virmos como nos posicionamos às vezes, com a equipa tão aberta, com as linhas entre nós de cinquenta metros... na minha opinião, isto não é futebol", atacou Depay.
O Corinthians, com o técnico interino Orlando Ribeiro no banco, abre a jornada no sábado, recebendo o Sport, comandado pelo pressionado Pepa.
Lanterna-vermelha com apenas um ponto e recém-promovido, o Sport espera aproveitar a crise do alvinegro para conseguir a primeira vitória e tentar sair da zona de despromoção. Para isso, poderá contar com a sua principal contratação, o internacional português Gonçalo Paciência, recuperado de uma lesão que o impediu de se estrear no campeonato.
Clássicos quentes
Além do carrossel técnico, há outros jogos importantes neste fim de semana: os clássicos Vasco-Flamengo e Grémio- Inter, dois dos mais disputados do país.
No Rio de Janeiro, o líder Fla visita o Vasco, que não vence o arquirrival no Brasileirão desde 2015 e está com Carrile em teste devido à má fase da equipa.
Os vascaínos contam com o regresso aos onze da sua grande figura, Philippe Coutinho. Do lado do Flamengo, todas as atenções estarão viradas para o avançado Bruno Henrique, que foi denunciado pela polícia por ter forçado um cartão amarelo para favorecer familiares em apostas desportivas. Por enquanto, o técnico Filipe Luís apela à presunção de inocência para manter o veterano no plantel.
Em Porto Alegre, o Grémio, 17.º, que vem de três derrotas consecutivas e está sem treinador, recebe o Inter, 10.º, que espera contar com o apoio dos adeptos para superar a má fase. O Inter, por sua vez, enfrenta o 447.º Gre-Nal da história após sofrer a primeira derrota oficial da temporada em casa com o Palmeiras na quarta-feira.
Uma partida difícil
Segundo classificado com os mesmos pontos que o Fla, o Palmeiras tem uma difícil viagem para enfrentar o Fortaleza, 12.º colocado, que não teve um bom início de temporada.
Com o astro Paulinho à disposição, o Verdão procura a quarta vitória consecutiva no campeonato para confirmar que está de volta ao seu melhor momento. Para isso, enfrentará um Laion cujo comandante, o argentino Juan Pablo Vojvoda, nunca perdeu em casa contra o português Abel Ferreira, do Palmeiras.
O Fluminense (terceiro) recebe o Vitória (15.º), que foi reforçado com a chegada ao banco de Renato "Gaúcho", sob o comando do qual venceu quatro jogos consecutivos.
Já o Botafogo (11º), atual campeão, enfrenta o Atlético Mineiro (19.º), que ainda não venceu.
Quinta ronda do Brasileirão:

