O Santos venceu o Juventude por 3 -1 esta segunda-feira, no Morumbis, no encerramento da 18.ª ronda da Série A do Brasileirão. Neymar foi o grande protagonista da noite, abrindo e fechando o resultado. O outro golo santista foi marcado por Barreal. O Juventude, por sua vez, descontou com Wilker Ángel.
Recorde as incidências da partida
Com este triunfo, o Santos deixou a zona de descida e subiu para a 15.ª posição, com 18 pontos, três a mais que o Vasco, agora o primeiro conjunto em zona de descida.

Neymar não marcava dois golos numa mesma partida desde quando defendia o PSG. A última vez aconteceu na temporada 2022/23, quando marcou duas vezes na vitória por 7-0 do conjunto parisiense sobre o US Pays de Cassel, para a Taça de França.
O camisola 10 também não jogava 90 minutos em cinco jogos consecutivos desde 2022.
Diante de 40 mil adeptos no Morumbis, o Peixe encerrou uma sequência de três jogos sem vitórias, com duas derrotas e um empate nesse período.
Juventude martela, mas Santos dá as cartadas
O Santos não teve o mais inspirado dos primeiros tempos. O Juventude teve boas oportunidades de balançar as redes, aproveitando-se muito dos vacilos defensivos do Peixe. Nesses momentos de aperto, Brazão apareceu para evitar o pior e o emblema paulista ainda contou com a posição irregular de Ênio, naquele que poderia ter sido o primeiro golo da equipa de Caxias.

Mas o Santos conseguiu encontrar-se e, quando o fez, estabeleceu-se rapidamente no confronto. Em apenas três minutos, o Peixe já vencia por 2-0. O primeiro foi de Neymar, que aproveitou um ressalto após defesa de Ruan Carneiro e inaugurou o marcador.
Depois foi a vez de Barreal balançar as redes e ampliar o resultado. Quando parecia que iria descolar, o Santos, todavia, preocupou. A equipa voltou a apresentar problemas e Wilker Ángel reduziu a desvantagem do Juventude.
De penálti, Neymar garante vitória do Santos
Após o intervalo, Brazão foi outra vez destaque, com duas defesas importantes antes dos 50 minutos. Depois dos sustos, a pressão do Juventude foi controlada e o Santos voltou a ter as rédeas do confronto. Barreal e Neymar, destaques da partida na capital paulista, perderam boas oportunidades.

Só que a bola ainda voltaria aos pés do camisola 10 do Peixe. Aos 80 minutos, Luca Meirelles sofreu penálti, Neymar assumiu a responsabilidade e converteu, estabelecendo o resultado final.
A bem da verdade, o jogo esteve longe de ser tranquilo na reta final. Brazão teve de aparecer novamente, executando boas defesas e selando o resultado. Foi o quinto triunfo do Santos no Brasileirão.
