Brasileirão: Flamengo empata e fica a um passo do título (1-1)

Bruno Henrique evitou derrota do Fla em solo mineiro
Bruno Henrique evitou derrota do Fla em solo mineiroAdriano Fontes/Flamengo

Atlético-MG e Flamengo empataram 1-1, na Arena MRV, em jogo da 36.ª jornada do Brasileirão. Bernard inaugurou o marcador, mas Bruno Henrique empatou nos descontos, adiando a possível consagração do Mengão como campeão brasileiro.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

As equipas mostraram pouca criatividade durante grande parte da primeira parte. As constantes tentativas de bolas longas limitaram jogadas mais trabalhadas, com a posse de bola a mudar constantemente de lado. A melhor ocasião surgiu aos 24 minutos, quando Lino cabeceou à trave do Galo, num lance que aconteceu segundos após o Palmeiras abrir o marcador em Porto Alegre, o que poderia ter sido uma resposta imediata ao rival paulista.

Na sequência do lance, o guarda-redes Everson saiu mal da baliza, mas redimiu-se com uma boa defesa. Aos 34 minutos, foi Bernard a desbloquear o marcador, aparecendo como um verdadeiro ponta-de-lança.

O médio surgiu na pequena área para finalizar um cruzamento de Dudu, que tinha ganho espaço sobre a marcação pela esquerda. O Flamengo respondeu ainda antes do intervalo: Everson voltou a destacar-se, Léo Pereira desperdiçou uma oportunidade clara de golo à boca da baliza, e Wallace Yan também ameaçou.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

No segundo tempo, o Flamengo voltou com Bruno Henrique em campo e com outra postura, assumindo as rédeas do jogo. Pouco depois, Arrascaeta e Jorginho também entraram para reforçar o sector ofensivo do Rubro-Negro.

A pressão do Flamengo tornou-se inevitável. Everson brilhou novamente, com uma defesa instintiva a um cabeceamento à queima-roupa de Lino. A reviravolta do Grémio frente ao Palmeiras animou os adeptos cariocas, que viam na vitória em Belo Horizonte o caminho directo para o título.

O Galo, porém, conseguiu conter os avanços dos visitantes. Já perto dos descontos, Plata ainda acertou na trave, antes de Bruno Henrique selar o empate nos instantes finais. Apesar do empate em solo mineiro, o Flamengo continua com boas chances de conquistar o título.

O Rubro-Negro mantém-se na liderança, agora com cinco pontos de vantagem (75 contra 70) sobre o segundo classificado, o Palmeiras, que perdeu frente ao Grémio. O título pode ser confirmado na próxima jornada, na quarta-feira (3), caso o Flamengo vença o Ceará no Maracanã, sem depender de outros resultados.