Flamengo 1-0 Atlético-MG

Com a vitória, o Flamengo chegou aos 36 pontos, dois a mais que o Cruzeiro, que foi surpreendido no Mineirão ao ser derrotado pelo Ceará por 2-1, também no domingo. Foi o primeiro deslize da Raposa de Leonardo Jardim em casa na atual edição da Série A.
Foi o terceiro triunfo consecutivo do Flamengo no Brasileirão, o quarto nos últimos cinco jogos. Responsável por selar o resultado no Maracanã, Léo Ortiz fez o quarto golo na temporada, todos eles de cabeça.
Em comparação com a Raposa, o Flamengo tem ainda um jogo a menos devido à disputa do Mundial de Clubes, o que deixa a situação ainda mais favorável ao clube comandado por Filipe Luís. A vitória contra o Galo ainda contou com as apresentações de Saúl e Emerson Royal, os novos reforços do Rubro-Negro para o que resta da temporada.
O Atlético-MG, por sua vez, segue sem vencer no Brasileirão depois da retomada do futebol brasileiro pós-Mundial. São três derrotas consecutivas. Não é por acaso que o conjunto comandado por Cuca é apenas o 13.º classificado , com 20 pontos.

A equipe mineira fez uma boa primeira etapa e acreditou na possibilidade de balançar as redes, especialmente num lance com Rony, que dividiu bola com Rossi, ficou com a sobra e rematou contra um defesa com a baliza aberta. Um lance inacreditável. A partida ainda contou com a estreia de Biel, ex-Sporting, o novo reforço do Galo.
Flamengo e Atlético-MG voltarão a jogar na quinta-feira, exatamente no Maracanã, na primeira mão dos oitavos de final da Taça do Brasil. O confronto repete a decisão do torneio na última temporada, quando a equipa carioca conquistou o título.
VAR protagonista
O Flamengo começou por cima, com Pedro a ter uma oportunidade aos quatro minutos. Everson fez a defesa. Mas o Galo respondeu na sequência, com Rony a falhar um golo inacreditável. Varela apareceu para salvar Rossi - a bem da verdade, pelo ângulo da câmera de cima, a finalização de Rony não foi enquadrada.

Aos 20 minutos, Pedro voltou a aparecer com perigo, recebendo na entrada da área e finalizando de esquerda. A bola passou muito perto da baliza mineira. Minutos depois, Scarpa mandou a bola ao travessão de Rossi.
Um lance polémico agitou a primeira etapa. Aso 35 minutos, Gonzalo Plata foi derrubado e, inicialmente, o árbitro marcou penálti. O juiz, todavia, foi chamado ao monitor pelo VAR e recebeu a orientação de que a falta aconteceu fora da área, invertendo a marcação.
Léo Ortiz foi herói
Na etapa final, o jogo ficou mais morno. Só que o Flamengo foi mais efetivo ofensivamente. Aos 76 minutos, Luiz Araújo cobrou um livre para a área, Léo Ortiz subiu entre os marcadores do Galo e cabeceou para balançar as redes de Everson.

Cuca tentou responder colocando algumas de suas peças ofensivas em campo, dentre elas o recém-contratado Biel, mas o Flamengo sorriu por último, vencendo o rival interestadual e retomando a liderança da Série A.