Recorde as incidências da partida
O Palmeiras agradece pelo resultado. Mais cedo, o conjunto paulista havia empatado sem golos com o Vitória, no Allianz Parque. Com o resultado, o Flamengo poderia ampliar a sua vantagem na liderança em caso de vitória, passando de 71 para 74 pontos.

Mas o que aconteceu, de facto, foi que o conjunto alviverde reduziu a diferença. Agora, dois pontos (69 a 71) separam Palmeiras e Flamengo na luta pelo título brasileiro.
O Rubro-Negro não perdia no Brasileirão há quatro jogos, com três vitórias e um empate nesse período. Foi a primeira derrota do Flamengo em clássicos nesta temporada.
Antes deste jogo, a equipa comandada por Filipe Luís havia disputado 13 jogos contra os rivais cariocas em 2025, com oito vitórias e cinco empates.
Do outro lado, o Fluminense completou o terceiro jogo sem derrotas, com duas vitórias e um empate. Zubeldía segue ainda invicto à frente do Tricolor no Maracanã — foi o sétimo triunfo em sete partidas.
Consolidando-se na luta por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores do próximo ano, o Fluminense ultrapassou o Bahia, subiu uma posição na tabela e é agora o sexto classificado, com 54 pontos.
Golo e erro de Rossi
O Fluminense iniciou o clássico em ritmo acelerado no Maracanã e rapidamente assumiu o controlo das ações.
Mesmo diante do líder do Brasileirão, o Tricolor foi mais agressivo, pressionou a saída de bola rubro-negra e ficou perto de abrir o marcador logo nos primeiros minutos, quando Canobbio bateu cruzado e tirou tinta da trave.

A superioridade confirmou-se aos 24 minutos: Hércules encontrou Lucho Acosta na entrada da área e o argentino atirou ao ângulo da baliza do compatriota Rossi.
O domínio tricolor transformou-se em ainda mais vantagem pouco depois, num lance desastroso do Flamengo. João Victor recuou mal, Rossi errou na tentativa de domínio e Serna aproveitou o erro para empurrar para as redes.

Fluminense trava ímpeto do Flamengo
Com a missão complicada, o Flamengo voltou mais ofensivo para a segunda parte e chegou a reclamar penálti sobre Bruno Henrique, mas o árbitro mandou seguir.
O jogo ganhou contornos mais duros, enquanto o Fluminense apostava nos contra-ataques e tentava segurar a vantagem. A pressão rubro-negra resultou no golo de penálti convertido por Jorginho. No lance, Renê acabou por desviar o remate de Plata com a mão. A infração foi confirmada com auxílio do VAR.

O Flamengo animou com o golo, mas não conseguiu bater a forte marcação tricolor, encontrando ainda um muro chamado Fábio. Quando acionado, o veterano guarda-redes fez boas defesas nos minutos finais, garantindo os três pontos para o Fluminense.
